Lula e Bolsonaro lideram formação de palanques, e terceira via patina

Na dianteira das pesquisas, candidatos atraem apoios que visam a aumentar capilaridade. Ciro, Doria, Moro e Tebet tentam articular alianças, que podem contemplar apoio a mais de um presidenciável
Foto: Reprodução

Julia Lindner e Daniel Gullino / O Globo

BRASÍLIA — Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sedimentaram palanques na maioria absoluta dos estados, os seus principais concorrentes ainda patinam para conquistar candidatos a governador dispostos a lhes declarar apoio. Entre os nomes da terceira via, João Doria (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) são os que têm as negociações mais avançadas Brasil afora, enquanto Sergio Moro (Podemos) e Simone Tebet (MDB) ainda buscam ampliar alianças — que podem contemplar, no caso de governadores, mais de um candidato à Presidência.

A rede de sustentação é importante para dar capilaridade aos candidatos, sobretudo nas unidades da Federação em que são menos conhecidos ou amargam índices de rejeição substanciais. Nesses casos, cabe aos aliados locais trabalhar com suas bases para conquistar votos para o postulantes ao Planalto de sua preferência.

Na reportagem completa, para assinantes do GLOBO, você saberá quais são os estados em que Lula, Bolsonaro, Ciro, Doria, Moro e Tebet já têm alianças acertadas, e em quais estados as negociações de cada um estão avançadas para fechar palanques. A reportagem explica também onde estão os principais entraves de cada pré-candidato para ampliar suas bases estaduais.

Fonte: O Globo