Livro Senhor das Moscas, que aborda poder e violência, é discutido em webinar

Biblioteca Salomão Malina organiza conferência online do Clube de Leitura Eneida de Moraes.
Foto: FAP

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

Curiosidades e detalhes do best-seller Senhor das Moscas (1954), um clássico do inglês William Golding e que aborda a natureza do mau e a tênue linha entre o poder e a violência desmedida, foram discutidos em webinar do Clube de Leitura Eneida de Moraes, organizado pela Biblioteca Salomão Malina, sediada em Brasília. Mediado pelo escritor Paulo Souza e aberto ao público, o debate, realizado nesta segunda-feira (1), a partir das 18h30, foi transmitido pelo site da FAP (Fundação Astrojildo Pereira) e em sua página no Facebook.

Acesse aqui o acervo da Biblioteca Salomão Malina!

Com a realização de mais uma edição do clube de leitura, a Biblioteca Salomão Malina mantém seu compromisso de promover o incentivo à leitura por meio de obras escolhidas pelos próprios participantes, disponibilizando o seu acervo para o projeto. De acordo com os organizadores, o objetivo é também integrar ainda mais o público em geral com escritores. As reuniões do clube de leitura ocorrem em toda primeira segunda-feira do mês.

Confira aqui ou no vídeo abaixo!

Senhor das Moscas é um dos romances essenciais da literatura mundial. Adaptado duas vezes para o cinema e traduzido para 35 idiomas, o clássico já foi visto por críticos como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e mesmo uma visão do apocalipse.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Ao narrar a história de meninos perdidos numa ilha, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma reflexão sobre a natureza do mau e a tênue linha entre o poder e a violência desmedida.

De acordo com críticos, a nova tradução para o português mostra como Senhor das Moscas mantém o mesmo impacto desde seu lançamento: um clássico moderno; um livro que retrata de maneira inigualável as áreas de sombra e escuridão da essência do ser humano.

Paulo Souza é escritor de dois livros, um de contos (Ponto Para Ler Contos, Kindle 2016) e uma novela em realismo fantástico (Clarice, a última Araújo, Penalux 2018). Tem participação na Antologia Sombria, organizada por André Vianco, em 2017.

Por meio do seu site e canal no youtube, o escritor divulga seu trabalho como blogueiro e escritor, além de promover a literatura brasiliense. Em 2013, ele criou o blog e canal Ponto Para Ler, que se manteve até o início deste ano. Foi jurado do Prêmio de Literatura da Caixa Econômica Federal nas edições de 2017 e 2018.