Livro ‘Almeida: um combatente da democracia’ mostra resiliência de um democrata

Em artigo na revista Política Democrática Online, Martin Cezar Feijó destaca espírito público de Francisco Inácio Almeida
Artigo_Martin_Cezar_Feijo_Camarada_Jorge_foto1_Credito_Cidadania

Cleomar Almeida, Coordenador de Publicações da FAP

Em artigo publicado na revista Política Democrática Online de maio (31ª edição), o professor de comunicação comparada e doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) Martin Cezar Feijó faz uma homenagem ao principal mentor da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e da Revista Política Democrática: Francisco Inácio Almeida. Ele também é homenageado no livro Almeida: um combatente da democracia.

Veja a versão flip da 31ª edição da Política Democrática Online: maio de 2021

A revista é disponibilizada ao público nas versões impressa e online, com conteúdo e periodicidade distintos. Almeida nasceu em um dia 16 de novembro de 1939, em Batiruté, interior do Ceará. Ingressou no PCB por ocasião da revolução cubana de 1958. Foi para São Paulo, por estar sendo visado pela polícia política, tendo participado do Congresso promovido pela União Nacional de Estudantes (1968), onde foi preso juntamente com todos os participantes.

Após a prisão, não teve jeito, saiu do país com destino a Moscou, onde se tornou secretário político de Luís Carlos Prestes. “Almeidinha”, como é conhecido cordialmente por muitos que conviveram com ele, como Arlindo Fernandes de Oliveira, que assim o definiu: “Almeida é ainda hoje um aprendiz de radicalidade democrática, como todos nós que viemos da formação mais tradicional e clássica da esquerda brasileira, aquela que, para se declarar pertinência ou relação bastava dizer: “ele ou ela é do Partido, “eu sou do Partido”.

De acordo com Feijó, é de Sérgio Augusto de Moraes a definição de que Almeida é um verdadeiro democrata: “A sua paciência diante de opiniões divergentes (inclusive as mais estapafúrdias) é, por si só, uma mostra de seu espírito público e democrático.”

“Quer mais? Leia o livro!”, instiga o professor de comunicação comparada. “Almeida não só merece esta singela homenagem promovida por intelectuais que admiram sua capacidade e tranquilidade em lidar com tantas vaidades, sempre a favor de uma causa que se tornou cada vez mais radical, uma democracia profunda na qual o povo seja não apenas voz e voto, mas realmente protagonista de uma história”, afirma. 

Veja todos os autores da 31ª edição da revista Política Democrática Online

A íntegra do artigo de Feijó sobre Almeida está disponível, no portal da FAP, para leitura gratuita na versão flip da revista Política Democrática Online, que também tem artigos sobre política, economia, tecnologia e cultura.

O diretor-geral da FAP, sociólogo Caetano Araújo, o escritor Francisco Almeida e o ensaísta Luiz Sérgio Henriques compõem o conselho editorial da revista. O diretor da publicação é o embaixador aposentado André Amado.

Leia também:

Cursos a distância crescem no Brasil, apesar de acesso à internet não ser para todos

‘Polo democrático precisa construir agenda mínima e ter cara’, diz consultor estratégico

‘É hora de reconstrução da cultura essencial a exercício da cidadania’, diz sociólogo da Unesp

Bolsonaro vê Amazônia como espaço para ocupação predatória, diz ex-presidente do Ibama

‘Papel de Bolsonaro é o da destruição de políticas públicas’, critica professor da UFRJ

‘Contra ciência, país enveredou para superstição’, diz Política Democrática Online

Quem mais vai perder é o povo pobre’, diz ex-presidente do IBGE sobre atraso do Censo

Abolição não significa libertação do homem negro, diz historiador e documentarista

Santos Cruz: ‘Instituições não aceitarão ações aventureiras do governante’

Clique aqui e veja todas as edições anteriores da revista Política Democrática Online

Privacy Preference Center