Ivair dos Santos: “Combate ao racismo precisa ser prioridade do Estado”

Doutor em Sociologia pela UnB analisa os desafios para equidade racial no Brasil e as conquistas do movimento negro
Arte: João Rodrigues/FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

Hoje, 19 de novembro, a série de entrevistas da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) em celebração mês da Consciência Negra chega ao terceiro episódio. Com a participação da gestora pública e ativista social Raquel Dias, o último programa teve como tema mulheres negras e a política. O primeiro convidado foi o professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ivanir dos Santos, que falou sobre as lutas do movimento negro nas últimas décadas.

Para analisar os desafios para a equidade racial no Brasil, o podcast Rádio FAP desta semana conversa com Ivair Augusto Alves dos Santos, doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas (Unicamp), integrante do Conselho Curador da FAP, ele é ex-diretor do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Exemplos internacionais na luta antirracista, as conquistas do movimento negro e os porquês das dificuldades para eleição de candidatos negros também estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios da TV Senado e do site oficial do Olodum.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google PodcastsAnchorRadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

RÁDIO FAP