IFI: A variação da receita em resposta à atividade econômica

Veja a Nota Técnica n° 19 publicada pela IFI. O trabalho analisa a relação entre receita pública e PIB, a chamada "elasticidade".
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Veja a Nota Técnica n° 19 publicada pela IFI. O trabalho analisa a relação entre receita pública e PIB, a chamada “elasticidade” 

Por Alessandro Ribeiro de Carvalho Casalecchi e Gabriel Leal de Barros

O objetivo desta nota técnica é estimar um parâmetro conhecido como “elasticidade da receita em relação ao PIB”. Tal parâmetro será utilizado futuramente na tarefa de prever a receita governamental a partir de projeções do PIB nominal, além de fazer parte de outros estudos da Instituição Fiscal do Senado (IFI). Este texto é apenas um primeiro passo no sentido de divulgar, com certa regularidade, estimativas desta elasticidade, procurando (a) tornar cada vez mais claros para o público seu significado e suas implicações para os cenários fiscais, e (b) incorporar métodos econométricos cada vez mais apropriados, além de alinhados à literatura internacional. Por ora, nossos resultados indicam que após 2008 a elasticidade de longo prazo das receitas recorrentes caiu para um valor abaixo de 1. Ou seja, muito embora a sensibilidade da receita recorrente (aquela mais diretamente ligada à atividade econômica) ao PIB tenha variado de período a período, ela oscilou em torno de valores menores que 1. Assim, de forma geral, para cada 1% de aumento (queda) do PIB nominal, obteve-se, após 2008, um aumento (queda) de menos de 1% na receita recorrente.

* Alessandro Ribeiro de Carvalho Casalecchi é analista da IFI
* Gabriel Leal de Barros é diretor da IFI

Leia o relatório da IFI na íntegra:

http://www.fundacaoastrojildo.com.br/2015/wp-content/uploads/2018/08/NT_Elasticidade.pdf

 

Privacy Preference Center