Ibmec-DF realiza live sobre reinvenção das cidades, com apoio da FAP e Tema editorial

Evento online será quinta-feira e terá participação de autores de obra recém-lançada.
Arte: FAP
Arte: FAP

Evento online será quinta-feira (26) e terá participação de autores de obra recém-lançada

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

Apoiado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira) e Tema Editorial, o Ibmec-DF (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais no Distrito Federal) vai realizar, no dia 26 de novembro, das 19h às 21h, o debate a reinvenção das cidades, mesmo título da recém-lançada edição especial da revista Política Democrática. Inscrições estão abertas no site da instituição de ensino.

Clique aqui e faça a sua inscrição no site do Ibmec!

O debate do instituto integra a programação de discussões online com especialistas autores de artigos publicados na edição especial da revista, produzida e editada pela FAP em conjunto com a Tema Editorial. A publicação foi lançada em 30 de setembro, data de início da série do ciclo de cinco debates virtuais sobre as cidades. Todos os vídeos estão disponibilizados no site e na página da fundação no Facebook.

O livro reúne um grupo de 20 articulistas com abordagens instigantes sobre as cidades e seu futuro. O evento do Ibmec terá mediação do economista Jackson De Toni, doutor em Ciência Política, mestre em Planejamento Urbano e Regional e professor de Formulação e Avaliação de Políticas Públicas no instituto. Ele vai abordar a gestão municipal.

“Nos últimos trinta anos, transferiu-se para os municípios, de forma assimétrica e desproporcional, uma gama enorme de pautas e agendas que os prefeitos e as cidades não estavam preparados para assumir”, observa De Toni.

Entre os convidados está o doutor em Engenharia Roberto Alvarez, diretor executivo da GFCC (Federação Global de Conselhos de Competitividade), organização global sediada em Washington e presente em mais de 30 países. O autor vai destacar os principais desafios para inovação e sustentabilidade das cidades.

“Olhar para o que acontece nas cidades neste momento poderá dizer muito a respeito do nosso futuro coletivo e da nossa capacidade de construí-lo”, afirma Alvarez.

Também está confirmada a participação do fundador do Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole), Philip Yang. O especialista vai analisar a relação entre a política urbana e a desigualdade social, tendo como pano de fundo o cenário pós-pandemia do coronavírus.

Organizadora da revista Política Democrática e editora da Tema Editorial, a jornalista Beth Cataldo, mestre em Comunicação pela UnB (Universidade de Brasília) vai fazer uma apresentação do livro e explicar as motivações que justificaram sua edição especial. Ela também abordará a questão da comunicação e a vida urbana.

Veja vídeos do ciclo de debates A reinvenção das cidades

Indústria tem papel fundamental em inovação, dizem especialistas em webinar

Webinar da Política Democrática especial discute caminhos da inovação

Caótica, São Paulo tem ‘frestas poéticas’, avaliam especialistas em webinar

Webinar da Política Democrática impressa discute espaços de transformação urbana

Desigualdade socioespacial requer soluções de prefeitos, dizem especialistas

Webinar da Política Democrática impressa aborda meio ambiente e ocupação

Cenário da pandemia pode impulsionar desaglomeração, dizem especialistas

Ciclo de debates online discutirá impactos da pandemia na vida urbana

Especialistas apontam desafios e indicam rumos para gestão de municípios

Ciclo de debates A reinvenção das cidades tem início nesta quarta-feira (30)

FAP e Tema Editorial lançam publicação sobre cidades

Privacy Preference Center