Historiadores debatem 50 anos da Unidade Popular em live da Biblioteca Salomão Malina

Alberto Aggio, Victor Missiato e Marcus Vinicius analisam em que medida ainda é possível a construção de esquerda democrática.
a uniddade site

Alberto Aggio, Victor Missiato e Marcus Vinicius analisam em que medida ainda é possível a construção de esquerda democrática

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

A Biblioteca Salomão Malina realiza, na próxima quarta-feira (16), das 19h às 20h30, uma live para discutir os 50 anos da Unidade Popular, que, em 1970, pela primeira vez na América Latina, fez um político socialista chegar ao poder de forma democrática. O evento online será transmitido pela página da biblioteca no Facebook e terá retransmissão, em tempo real, no site e na rede social da FAP (Fundação Astrojildo Pereira), sediada em Brasília.

Assista ao vivo!

https://www.facebook.com/salomaomalina/videos/3245347822246212/

Participam da live os historiadores Alberto Aggio, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), diretor da FAP e autor do livro Democracia e socialismo: a experiência chilena; Victor Missiato, doutor em história e cultura política pela Unesp e professor do Colégio Mackenzie em Brasília; e Marcus Vinicius Oliveira, também doutor em história e cultura política pela Unesp e conselheiro da FAP.

Os internautas poderão enviar perguntas e comentários por meio da página da Biblioteca Salomão no Facebook durante a live. Além de lembrar o período histórico, o encontro online pretende discutir as questões políticas que envolveram o governo da Unidade Popular e também refletir, cinco décadas depois, em que medida ainda é possível o desafio da construção de uma esquerda democrática.

Em seu livro, Aggio lembra que o período no qual Salvador Allende governou o Chile (1970-1973) ficou conhecido como a experiência chilena. Nele, segundo o autor, a construção do socialismo por meio da democracia tornou-se uma proposta de governo, ainda que sua implementação tenha fracassado em meio a intensa luta política. O resultado foi um colapso da democracia e a imposição da ditadura comandada por Augusto Pinochet.

Em 11 de setembro de 1973, o governo do socialista Salvador Allende chegou ao fim com seu suicídio no interior do Palácio La Moneda, que estava sendo bombardeado. “O golpe militar e o regime autoritário que se instaurou em seguida alterariam profundamente a história contemporânea do Chile. Foi derrubado não apenas o governo da Unidade Popular, que Allende encabeçava, mas suprimida a democracia em todos os aspectos da sociedade chilena”, avalia Aggio, no texto “Chile: da revolução à democracia”.

Veja vídeos de outros webinars da Biblioteca Salomão Malina:

Webinar da Biblioteca Salomão Malina discute desafios da educação pós-pandemia

Webinar da Biblioteca Salomão Malina discute saúde mental no novo normal

Desafios do empreendedorismo feminino é tema de live da Biblioteca Salomão Malina

Webinar da Biblioteca Salomão Malina discute desafios para vida nas periferias

Marina Silva e Roberto Freire discutem sustentabilidade em webinar

Especialistas participam de webinar para debater economia após pandemia

“O que virá depois?” é tema de webinar da Biblioteca Salomão Malina

Privacy Preference Center