Governadores debatem pacto federativo durante pandemia do coronavírus

Ciclo de webconferências Diálogos, Vida e Democracia é realizado pelo Observatório da Democracia.
Arte: FAP

Quatro governadores de diferentes campos ideológicos se reúnem, neste sábado (16), a partir das 14h30, em uma videoconferência do ciclo Diálogos, Vida e Democracia, organizado pelo Observatório da Democracia. O objetivo é discutir o tema Pandemia, crise e pacto federativo.

A mesa conta com a presença dos governadores dos Estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão e Pará, respectivamente Rui Costa (PT), Renato Casagrande (PSB), Flávio Dino (PCdoB) e Hélder Barbalho (MDB). A coordenação é do presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB/AP), Manoel Dias.

Assista ao vídeo aqui ou abaixo:

Estará no centro do debate o embate que vem sendo mantido entre os governadores e o poder central no Brasil sobre as ações de combate à pandemia do coronavírus, que já causou mais de 13 mil óbitos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde desta quarta-feira (13/05).

O ciclo contará com 21 mesas temáticas feitas por webconferências, sempre a partir das 14h30. As seguintes acontecerão dia 18/5 (segunda): Coronavírus, Isolamento Social e Saúde Pública 2; e dia 22/05 (sexta): Congresso, Momento e Opções Políticas, que será dividida em dois blocos.

As webconferências são retransmitidas nas redes sociais das fundações integrantes do Observatório da Democracia, dos partidos e de lideranças políticas. Além de fazer retransmissão em sua página no Facebook e em seu canal no youtube, a FAP (Fundação Astrojildo Pereira) também disponibiliza o vídeo em reportagem no seu site.

Além da FAP, que é vinculada ao Cidadania, integram o Observatório da Democracia as Fundação Perseu Abramo (PT), Fundação João Mangabeira (PSB),Fundação Mauricio Grabois (PCdoB), Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Fundação da Ordem Social (PROS) e Fundação Claudio Campos.

Veja vídeos de webconferências anteriores:

Fundações partidárias debatem pandemia, recessão e saídas para a crise

Analistas discutem Brasil no contexto mundial da pandemia do coronavírus

Economistas debatem pandemia e alternativas em meio à crise do coronavírus