Gabriela Cruz: “Ações afirmativas nas instituições faz parte da luta antirracista”

Presidente do Tucanafro e integrante da direção da Federação PSDB-Cidadania é a última convidada de série de entrevistas
Arte: João Rodrigues/FAP
Arte: João Rodrigues/FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

Após discutir temas como as conquistas do movimento negro, mulheres pretas na política e o combate ao racismo estrutural, a série de entrevistas em celebração mês da Consciência Negra chega ao seu quarto e último episódio. No programa anterior, o convidado foi o professor Ivair Augusto Alves dos Santos.

Para analisar a luta contra o racismo institucional, o podcast da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) recebe Gabriela Cruz, presidente nacional do Tucanafro e integrante da direção da Federação PSDB-Cidadania. Ela é especialista em Educação e foi secretaria de Ações Afirmativas do Ministério dos Direitos Humanos – SEPPIR – Governo Federal.

A ampliação de pessoas negras em outros campos e estrutura de poder da sociedade, os caminhos para o protagonismo dos estados e municípios na luta antirracista e as perspectivas com a recriação do Ministério da Igualdade Racial também estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios do programa “Racismo estrutural e racismo institucional”, do canal oficial do Carrefour Brasil no Youtube, e do site oficial do Olodum.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google PodcastsAnchorRadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

RÁDIO FAP

Privacy Preference Center