Filiados ao Cidadania recebem selo de candidato de qualidade em formatura da Jornada da Vitória

Roberto Freire, Cristovam Buarque, Luiz Carlos Azedo e Marco Marrafon parabenizaram os concluintes do curso a distância realizado pela FAP.
Foto: Reprodução

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

Duzentos e quinze filiados ao Cidadania receberam, nesta quinta-feira (8), o selo inédito de candidato de qualidade do partido, em formatura virtual da primeira turma da Jornada da Vitória, o curso de formação política online, interativo e com acesso gratuito, realizado pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira). Eles foram aprovados depois de passarem por uma intensa preparação teórica e prática, com o objetivo de exercerem mandato com alto nível de excelência, caso sejam eleitos, e sempre atuarem em defesa da democracia e dos valores republicanos.

Com ampla segurança de dados, a Jornada da Vitória teve início, no dia 24 de junho, e seguiu ao longo de 14 semanas, com novos conteúdos disponibilizados aos alunos em cada uma delas. As videoaulas abordaram diversos conteúdos de extrema relevância e interesse da sociedade, como estudos de casos, marketing político, marketing digital, teoria política, direito e pensamento político brasileiro. O curso é uma continuidade da Jornada da Cidadania, também realizada pela FAP, no período de 12 de fevereiro a 15 de junho.

Assista ao vídeo da formatura!

Coordenador da Jornada da Vitória, o professor Marco Aurélio Marrafon, que também ministra disciplina de Direito e Pensamento Político na graduação, no mestrado e no doutorado em Direito da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), parabenizou todos os concluintes. Ele ressaltou que o curso foi pensado exatamente para levar as principais bases de conhecimento político, mas também oferecer uma leitura pragmática do processo político eleitoral.

Marrafon: “Curso foi pensado exatamente para levar as principais bases de conhecimento político”

“A boa política precisa vencer as eleições e precisa, ao exercer o mandato, fazer diferença com preparo e muita qualidade”, afirmou, durante o seu discurso. Segundo ele, no país marcado por polarização e ausência de debate democrático, os concluintes da Jornada da Vitória poderão ter argumentos necessários para alcançar as melhores condições de vencer debates em eleições majoritárias ou convencer o eleitor nas proporcionais.

De acordo com Marrafon, que é doutor e mestre em Direito do Estado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), com estudos doutorais (sanduíche) na Università degli Studi di ROMA TRE – Itália, a Jornada da Vitória garante as bases de um mandato de qualidade. “Estamos vivendo um período muito grave de ausência de lideranças e perigos democráticos reais”, alertou. “A política é a arte de resolver conflitos humanos e resolver os conflitos de maneira não violenta, para construir, dialeticamente, os acordos necessários para avançar politicamente”, destacou, acrescentando que o Cidadania 23 acredita em cada um dos concluintes.

Candidatos em destaque
O diretor-geral da FAP, jornalista Luiz Carlos Azedo, disse que os participantes dos dois cursos têm a dimensão exata do esforço da fundação para realizá-los com diferencial, principalmente de qualidade. Ele agradeceu, nominalmente, cada um dos profissionais da entidade, que, juntos, se empenharam pelo sucesso da formação política a distância. Ele também disse ser grato a cada um dos diretores e dirigentes do Cidadania, que se comprometeram com a formação dos concluintes. “Muitos já são candidatos e estão se destacando na campanha eleitoral”, comemorou.

Azedo: “Cidadania é comprometido com a defesa da democracia”

Azedo ressaltou, ainda, que é preciso ter uma atuação pragmática, consciente, construtiva e permanente na política, o que, segundo ele, deve ir além da campanha eleitoral e continuar tanto entre aqueles que conseguirem se eleger quanto da parte dos que colaborarem para a eleição dos demais. Ele disse que o Cidadania é comprometido com a defesa da democracia.

“O mais importante desse curso é que a orientação dele foi no sentido de fazer vocês pensarem sempre pela própria cabeça”, afirmou. “Isso não quer dizer ser dono da verdade, mas buscar a sua própria compreensão, ter propostas, ser audacioso, liderar. A gente precisa de líderes, líderes populares, autênticos, que façam que nosso partido cresça e avance”, continuou. Ele lembrou que todas as videoaulas serão disponibilizadas para todos os interessados.

Presidente do Conselho Curador da FAP, o ex-senador Cristovam Buarque disse que todo partido deveria ser uma escola e que o bom exercício da política exige uma causa. “Quem não tiver causa não deveria entrar na política. Política não é emprego, não é ofício. É o exercício de quem tem uma causa para o seu povo, para seu país e para a humanidade inteira”, acentuou.

Cristovam: “Política não é emprego, não é ofício. É o exercício de quem tem uma causa para o seu povo”

De acordo com Cristovam, o país precisa de muitas causas, como erradicação da pobreza, desconcentração de renda, busca por cidades pacíficas e, sobretudo, educação de qualidade. “É uma vergonha a persistência da pobreza em um país que tem riqueza, é uma vergonha ter monstrópoles em vez de metrópoles. No eixo central de tudo isso, o vetor que permite superar todos esses problemas é a educação de qualidade para todos”, afirmou.

‘Jornada da luta’
A causa educacionista, segundo o presidente do Conselho Curador, pode levar o país a ser um dos campeões mundiais em qualidade de educação de base. Ao final, ele enfatizou os parabéns aos concluintes, seus colegas de partido. “Fico feliz por estar com vocês em nosso partido”, disse. “Transformem a Jornada da Vitória na jornada da luta por um Brasil melhor. Mesmo sem vitória, a jornada é gloriosa”, sugeriu.

Freire: “a política não é apenas um exercício de um mandato, mas um instrumento de mudança”

O presidente nacional do Cidadania 23, Roberto Freire, aproveitou o momento para ressaltar que “a política não é apenas um exercício de um mandato, mas um instrumento de mudança”, em busca de uma sociedade mais fraterna, mais solidária e menos desigual. Ele também criticou a extrema desigualdade socioeconômica no país. “Isso é, evidentemente, criminoso e nenhum de nós pode permitir que isso tenha continuidade”, criticou.

No mundo atual, marcado por intensas transformações em todos os campos, segundo Freire, é necessária uma nova sabedoria e com base teórica, compreensão do mundo e visão que ofereça condição de pensar melhor e diagnosticar uma realidade para sua mudança. “Essa representação que vocês vão buscar nestas eleições para vereador e prefeito é o primeiro grande passo que estão dando para tentar construir, no Brasil, um pensamento que se organiza com uma nova formação política”, ponderou. “O Cidadania está de parabéns porque vocês nos ofereceram isso”, completou.