Escritores da periferia estão entre selecionados para lançamento na Bienal de Brasília

No total, 18 autores tiveram suas obras selecionadas para serem lançadas no evento
Bienal do livro de Brasília recebe público de diferentes idades | Foto: reprodução/Bienal

Bienal do livro*

Dezoito escritores da periferia do Distrito Federal e do Plano Piloto tiveram suas obras inéditas selecionadas para lançamento na 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (3/10). O evento, que tem entrada gratuita, será realizado de 21 a 30 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade.

No total, o público da bienal terá acesso a uma programação com mais de 60 escritores nacionais e internacionais. Entre os selecionados no edital específico para o DF, estão escritores de Ceilândia Sul, Planaltina, Gama, Arniqueira, Jardim Botânico, Granja do Torto, Cruzeiro, Sudoeste, Asa Sul e Asa Norte.

Os livros deles disputaram as vagas entre 71 obras inscritas no edital que visa incentivar ainda mais a criação literária, depois de serem produzidas e registradas durante a pandemia A diretora-geral da Bilb, Suzzy Souza, diz que a ideia é garantir visibilidade a autores do DF que não conseguiram lançar seus livros por causa do distanciamento imposto como medida de combate ao coronavírus.

“A bienal é plural. É por isso que também abre as portas para que autores de diversas regiões dentro do próprio DF possam lançar suas obras durante a programação, que também tem presença confirmada de vários escritores nacionais e de outros países. Vai ser uma experiência inesquecível”, afirma a diretora-geral da Bilb, Suzzy Souzza.

A seguir, veja a lista das obras selecionadas e seus respectivos autores

1. Além do olhar: poesias vividas | Adelaide Ribeiro Jordão (Asa Norte)
  2. Sob a magia da taifa | Almeria Machado Godoi (Jardim Botânico)
  3. A Macoxi e o segredo das sementes | Caroline Barroso da Silva (Asa Sul)
  4. Eterna Primavera | Eustáquio J. Ferreira Santos (Asa Norte)
  5. O balãozinho azul | Fáuston da Silva (Arniqueira)
  6. Minha pele cor de pele | Francisco de Assis Olinda da Silva (Ceilândia Sul)
  7. Desencantares para o esquecimento | Geraldo Ramiere Oliveira Silva (Planaltina)
  8. Ruídos: confissões prematuras | Giovane Munhoes Perina (Águas Claras)
  9. O Menino que tinha medo de criança | Gisele Garcia (Sudoeste)
  10. Como as sementes viram árvores | Letícia de Queiroz Magalhães Sousa (Planaltina)
  11. Aziza: a preciosa contadora de sonhos | Luciana Palmeira da Silva Cardoso (Granja do Torto)
  12. Mayra e a floresta viva | Marcos Aurélio Branco Linhares (Cruzeiro)
  13. Era só brincadeirinha! | Maria Aparecida Chagas Ferreira (Asa Sul)
  14. Um Pouco | Maria Cecilia de Queiroz Aprigliano (Asa Norte)
  15. Sua Primeira Casa | Rafaela Kalaffa Sergio e Silva (Arniqueira)
  16. O dia em que nasci | Rebeca Danielle Prado de Andrade (Asa Sul)
  17. SobreVoar ou A Imanência da Leveza | Valdério Soares da Costa (Asa Norte)
  18. Preta de greve e as sete reivindicações | Zenilda Vilarins Cardozo (Gama)

A Bilb também será realizada como comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que é celebrada tradicionalmente de 23 a 29 de outubro. O evento oferecerá encontros com autores, homenagens, lançamentos e espaços especiais, apresentações teatrais, exibições de filmes, contação de histórias, shows musicais em pequeno e grande formato, seminários e oferta de vale-livro.

A 5ª Bilb é uma realização da InterCult Produções e do Instituto Levanta Brasil, com direção-geral de Suzzy Souza e Henrique Senna. O evento também tem trabalho articulado com os curadores nacional, Paulliny Tort; internacional, José Rezende Jr.; e de HQ, Pedro Brandt.

A entrada na bienal é gratuita. No entanto, todas as pessoas devem acessar o site da Bilb, clicar na parte de ingressos eletrônicos para retirar seu voucher. Para ter acesso à área do palco BILBeats, onde artistas realizarão suas apresentações, os interessados devem obter ingresso pago, na parte de shows musicais. A cantora e compositora Céu é uma das que já confirmaram presença na atração.