Escritor ensina como criar livro digital: ‘Democratizar o mercado editorial’

Paulo Souza passará dicas de produção de e-book em evento online da Biblioteca Salomão Malina, no dia 26 de abril.
IMG-20210421-WA0096

Cleomar Almeida, Coordenador de Publicações da FAP

Com o aumento disparado de vendas online durante a pandemia, escritores iniciantes podem usar a internet como uma grande vitrine e serem vistos por gente de toda parte do mundo. “Os e-books são uma forma de democratizar o mercado editorial”, afirma o diretor financeiro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores), o escritor Paulo Souza.

Os livros digitais, na avaliação dele, ampliam as chances de mais pessoas terem sucesso no ramo. “Podemos ter mais possibilidade de escritores se profissionalizando no meio”, acredita Souza. Ele também é produtor cultural no DF. Os e-books já apresentavam crescimento de vendas antes mesmo da pandemia.

Confira o vídeo!

O diretor do Sindescritores vai participar de encontro online para dar dicas de formatação para autores iniciantes, na segunda-feira (26/4), das 18h30 às 20h. O evento virtual será realizado pela Biblioteca Salomão Malina, mantida, em Brasília, pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), que também é localizada na capital federal.

Por causa das restrições de distanciamento social em decorrência da pandemia, os serviços presenciais da biblioteca estão suspensos e, por isso, são realizados apenas eventos virtuais, que têm colaboração do escritor.

Passo a passo sobre e-book

Durante o próximo evento online, Souza vai passar informações básicas de como editar um e-book, para ser publicado em plataformas na internet. Segundo ele, esse é só um primeiro passo que pode contribuir para destacar o potencial de diversas pessoas que ainda não têm dinheiro para contratar trabalho de uma editora profissional.

“É claro que existem outros fatores para o escritor ter mais sucesso em sua carreira, mas vamos dar ferramentas para começar o trabalho de forma autônoma, através de e-books, para despertar interesse tanto dos leitores como de editoras tradicionais”, explica Souza.

Antes mesmo da pandemia, houve registro de aumento das vendas de conteúdo digital. O mercado editorial aumentou em 115% seu faturamento com conteúdo digital, de 2016 a 2019.

Os dados são de pesquisa da Nielsen, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, divulgada em agosto de 2020.

Mercado vasto

O número, já descontada a inflação, considera as vendas de ebooks – que somaram 99% do faturamento e 96% das unidades comercializadas –, audiolivros e outras plataformas de distribuição digital.

O total da receita para esse tipo de produto, ainda minoritário no mercado editorial, foi de R$103 milhões no ano passado, com venda de 4,7 milhões de unidades.

“Nós vivemos na Era da internet. Tudo está muito conectado, com muitas informações ao mesmo tempo, e isso abre espaço para que muitas pessoas produzam literatura e ponham trabalho à disposição de milhares de pessoas através da internet”, diz o diretor do Sindescritores.

Sobre o palestrante

Escritor, produtor cultural, editor e diretor financeiro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, Paulo Souza foi responsável pelo blog e canal Ponto Para Ler, que funcionou de 2013 a 2020. Além disso, tem experiência na colaboração e idealização de projetos como Literatura por Mulheres e Encontro de Literatura Fantástica do Cerrado.

Outros projetos com participação de Souza são Brasília que Escrevo, além de ter mediado os bate-papos Arte da Palavra. Vitrine Literária, mesas na Feira do Livro de Brasília e vários encontros com leitores e lançamentos de livros. Foi mediador do clube de leitura Eneida de Moraes na Biblioteca Salomão Malina.

Abaixo, veja detalhes do evento online da Biblioteca Salomão Malina:

Meu primeiro e-book: dicas de formatação para autores iniciantes

Palestrante: Paulo Souza

Data: 26/4/2021

Horário: das 18h30 às 20h

Transmissão: portal da Fundação Astrojildo Pereira e redes sociais da entidade (Youtube e Facebook) e da biblioteca (Facebook).

Observação: o vídeo do evento ficará disponível nesses canais para acesso do público, gratuitamente.