Entenda a importância da música na Semana de Arte Moderna

Filho de Cláudio Santoro, DJ Raffa é o quarto e último convidado da série de entrevistas sobre o centenário do modernismo no Brasil
Arte: FAP

João Rodrigues, da equipe da FAP

A Semana de Arte Moderna completa 100 anos neste mês de fevereiro e foi um marco em diversas áreas da cultura brasileira. Sob o comando de Heitor Villa-Lobos, a música também teve papel de destaque na consolidação do modernismo no Brasil. No quarto e último episódio da série de entrevistas sobre o centenário da Semana de 22, o podcast Rádio FAP bate um papo com Claudio Raffaello Santoro, mais conhecido como DJ Raffa.

Produtor musical, compositor e escritor, Raffa Santoro é engenheiro de som, com formação superior na Recording Engineer, Chillicoth, em Ohio, nos Estados Unidos. Filho do maestro Claudio Santoro, criador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, e da bailarina Gisele Santoro, DJ Raffa é considerado um dos mais importantes produtores de rap do país. Ao longo de quase 40 anos de carreira na área musical, também foi professor de cursos na Alemanha e na Escola de Música de Brasília.

A influência da Semana de 22 para movimentos como o Tropicalismo e a Bossa Nova, o legado do maestro Cláudio Santos e os desafios da música brasileira na atualidade estão entre os temas do programa. O episódio conta com áudios da CNN Brasil, canal de DJ Raffa Santoro, Música Curiosa, Biografia de Cláudio Santoro contida no DVD Música Viva OSN-UFF, disponível no canal de Ligia Amadio.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.