Em artigo, Isaac Roitman aponta retrocesso de direitos humanos no país

Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real
Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real

Em seu artigo publicado na edição de julho da Revista Política Democrática Online, Isaac Roitman avalia que os avanços no processo democrático envolvem a disponibilidade de itens como educação pública de qualidade para todos, justiça social e combate à corrupção

O professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) Isaac Roitman considera que as crises constantes nas democracias contemporâneas têm uma razão: elas não alcançaram os seus objetivos éticos, de justiça social.  

E reforça que também há um “estrangulamento” de nossa rica cultura e um retrocesso dos direitos humanos – e isso torna pior esse cenário já desolador. Roitman – doutor em microbiologia – escreveu para a 33ª edição da revista Política Democrática online (RPD), da Fundação Astrojildo Pereira.

Veja a versão flip da 33ª edição da revista Política Democrática online (julho/2021)

O Brasil ocupa a 49ª posição em lista do The Economist que classifica os sistemas políticos de 167 países no exercício da democracia – e nela é considerado um país com “democracia falha”.

Mas, citando o ex-premiê britânico Winston Churchill, Roitman avalia que a conquista de uma democracia plena é um processo longo e contínuo. E lembra de momentos históricos dos quais tal processo foi interrompido – como no Estado Novo (1937-1945) e na Ditadura Militar (1964-1985).


“Esse processo construtivo pode contribuir para exterminar a vergonhosa injustiça social brasileira, desde que a política econômica assegure vida digna e bem-estar social”, diz.

E vale-se do SUS e das pesquisas em C&T, cujo fortalecimento tiraria o Brasil da posição de país periférico e nos daria mais destaque econômico na Era do Conhecimento.

Confira todos os autores da 33ª edição da revista Política Democrática Online

Na revista Política Democrática online de julho, os internautas também podem conferir entrevista exclusiva com a jurista Eliana Calmon e reportagem especial sobre a fome, que no país e no restante do mundo, pode matar 11 pessoas a cada minuto, até o final deste ano, no planeta, caso nada seja feito, segundo relatório da organização internacional Oxfam. A revista mensal Política Democrática online de julho também traz artigos sobre políticas nacional e externaeconomiameio ambiente e cinema.

Além do diretor-geral da FAP, Caetano Araújo, o escritor Francisco Almeida e o ensaísta Luiz Sérgio Henriques compõem o conselho editorial da revista.

Fome mata mais que Covid, aponta reportagem da Política Democrática online

Bolsonaro tem queda contínua de popularidade, diz Política Democrática Online

Governo Bolsonaro é desastroso no combate à pandemia, diz Eliana Calmon

Clique aqui e veja todas as edições da revista Política Democrática online!

Privacy Preference Center