Coronavírus em tempos de comunicação em rede é tema de live da Jornada da Cidadania

Luiz Carlos Azedo e Moriael Paiva apresentam análises das mídias digitais após manifestações contra Bolsonaro.
Arte: FAP
Arte: FAP

Luiz Carlos Azedo e Moriael Paiva apresentam análises das mídias digitais após manifestações contra Bolsonaro

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

O impacto da pandemia do novo coronavírus na vida das pessoas em tempos de comunicação em rede é o tema da primeira live do curso de formação política Jornada da Cidadania, que será realizada, nesta sexta-feira, das 19h às 20h, por meio de uma plataforma de educação a distância. As mobilizações do Brasil contrárias e favoráveis ao governo do presidente Jair Bolsonaro, realizadas nesta semana e organizadas por meio da internet, são o ponto de partida da discussão entre o jornalista Luiz Carlos Azedo, colunista político e especialista em mídias digitais, e o publicitário Moriael Paiva, pioneiro no uso de mídias digitais no segmento político.

Para acompanhar a discussão, os alunos cadastrados devem acessar a plataforma da Jornada da Cidadania, com login e senha, clicar na opção “meus cursos” e, em seguida, na sala virtual com o título “live coronavírus”. Pelo segundo dia consecutivo, cidades brasileiras registraram, na noite desta quarta-feira (18), panelaços contra Bolsonaro, durante e após pronunciamento no Palácio do Planalto sobre a pandemia do COVID-19, conhecido como novo coronavírus. Também houve manifestações favoráveis ao presidente, mas em número bem menor.

Durante a live, Azedo e Paiva vão avaliar a importância das redes sociais na definição de pautas e organização de mobilizações políticas no país, em um cenário em que também há crescimento de fake news. “O fato de algo ou alguém bombar na rede social não significa, necessariamente, que a repercussão será favorável”, afirma o jornalista, que tem ampla experiência na cobertura jornalística sobre política nacional. “Vamos fazer avaliação dos protestos contra Bolsonaro, como panelaço, e mostrar os resultados que monitoramos sobre isso, além do que se pode esperar para as eleições deste ano”, ressalta o colunista.

De acordo com Paiva, a comunicação em rede deve exercer ainda mais influência nas eleições futuras. “Já tivemos em 2018 e agira vamos ter nova eleição com a importância da comunicação em rede. Estamos falando de um momento em que as pessoas estão deixando de circular na rua, por causa do coronavírus, e a informação digital vai ficar cada vez mais forte”, acentua ele.

Os especialistas vão mostrar, ainda, detalhes de como as redes sociais podem mobilizar debates, levantar causas e instigar o público a se posicionar diante de determinadas situações, com destaque para o Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp. Cada uma, por exemplo, tem suas próprias características, mas todas convergem para o fortalecimento da comunicação em rede sem fronteiras. O desafio, porém, é fazer com que sejam usadas pelas pessoas para furarem a bolha de seus respectivos grupos e enxergarem que existem valores e ideias diferentes dos seus.

Comunicação em rede é uma expressão que passou a ser discutida em meados da década de 1990, com o surgimento de grandes redes mundiais de informação, como a Internet. O fenômeno crescente chama a atenção de diversos estudiosos das ciências da comunicação, que alertam sobre o impacto social gerado em diversas esferas da sociedade, principalmente no campo político.

Quem são os debatedores
Luiz Carlos Azedo é diretor-geral da FAP. Ele iniciou a carreira trabalhando como repórter nos jornais O Dia (RJ) e A Notícia (RJ), da Baixada Fluminense. Em seguida, trabalhou para Última Hora (RJ), O Fluminense (RJ), Diário de Petrópolis (RJ), A Tribuna de Niterói (RJ), Diário de Notícias (RJ) e Luta Democrática (RJ. Em São Paulo, trabalhou na sucursal do jornal O Globo (RJ) e foi colunista de Economia do Diário Popular (SP). Em 2012, tornou-se colunista do Correio Braziliense (DF), para o qual escreve a coluna política, além de possuir o Blog do Azedo, no qual publica comentários políticos e reproduz a coluna do jornal impresso.

Moriael Paiva é publicitário com 23 anos de experiência no mercado digital. Pioneiro no uso de mídias digitais no segmento político, desde 2000 lidera ações em campanhas presidenciais, estaduais e municipais no Brasil e no exterior. Em várias delas, como as de Kassab 2008 e Fernando Pimentel 2014, as estratégias digitais foram destaque e garantiram o sucesso eleitoral. É co-autor do primeiro livro publicado sobre Twitter no Brasil e palestrante frequente em eventos como Campus Party Brasil, Digitalks e TEDx. Até 2019, foi VP do Ideia Big Data. Hoje é consultor de estratégias digitais com foco na política.

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