COP26: ‘Agora é momento de países ricos trazerem solução’, diz Joaquim Leite

Agora é momento de países ricos, o G7, mostrarem movimento claro para trazer uma solução, disse Leite
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Agora é momento de países ricos, o G7, mostrarem movimento claro para trazer uma solução, disse Leite

Nathalia Passarinho / BBC News Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse nesta terça-feira (9/11) na COP26, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, em Glasgow, na Escócia, que durante as negociações com outros quase 200 países presentes vai “defender os interesses do Brasil em primeiro lugar”.

Leite disse que o Brasil adotou compromissos “ambiciosos” durante a primeira semana da cúpula do clima e que agora caberia aos países desenvolvidos “trazer soluções”.

“Vamos defender os interesses do Brasil em primeiro lugar, mas buscando um consenso global. Países ricos têm que contribuir efetivamente com recursos, e países mais poluidores têm que aderir a politicas que o Brasil já tem internamente”, disse Leite, em evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria, na COP26.

“O governo federal fez movimentos importantes em relação a neutralidade, metano, desmatamento. Agora é momento de países ricos, o G7, mostrarem movimento claro para trazer uma solução. E a solução é econômica, a emergência é financeira”, completou.

previous arrow
next arrow
 
previous arrow
next arrow

Joaquim Leite chegou à cúpula do clima, em Glasgow, na segunda (8/11), e desde então tem se negado a responder qualquer pergunta dos jornalistas presentes à conferência. “Zero perguntas”, disse ele ao ser abordado por jornalistas.

Num claro contraste com a visão adotada nos três primeiros anos de governo do presidente Jair Bolsonaro, que levou a recordes de emissões e destruição florestal, o Brasil resolveu aderir a compromissos na COP26 que incluem combater destruição de florestas, financiar povos indígenas e reduzir emissões de metano na agropecuária. Também anunciou que vai reduzir em 50% as emissões de gases do efeito estufa em 2030 e zerar o desmatamento ilegal até 2028.

Mas as negociações durante a cúpula do clima foram lideradas pela equipe técnica do Itamaraty, que há tempos tenta convencer o governo Bolsonaro da necessidade de melhorar a imagem do Brasil no exterior.

Mudança de política climática?

Em entrevista à BBC News Brasil, o embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto, negociador-chefe do Brasil na COP26 disse que o governo fez uma “reflexão cuidadosa” sobre sua política ambiental e resolveu “corrigir” rumos.

Todos os indicadores ambientais pioraram acentuadamente nos primeiros dois anos de gestão do presidente. Em 2020, o desmatamento na Amazônia foi o maior em 12 anos; o volume de emissões de gases poluentes foi o maior em 14 anos e o número de focos de incêndio foi o maior em dez anos.

“Ninguém discute esses números. Houve realmente isso. Houve um aumento das nossas emissões, basicamente pelo aumento no desmatamento”, disse Carvalho Neto.

“O que nós queremos fazer agora é corrigir isso. Olhar com muita seriedade, envolver recursos no combate ao desmatamento, aumentar os recursos, sejam nacionais ou internacionais.”

Fonte: BBC Brasil
https://www.bbc.com/portuguese/geral-59201461

Privacy Preference Center