Com 34 anos de legislatura, Azuaite explica como ser “vereador necessário”

AZUAITE VENCEMOS A ELEIÇÃO

Parlamentar ministra palestra no curso online “Vencemos a Eleição! E Agora”

Comunicação FAP

Em seu oitavo mandato na Câmara Municipal de São Carlos (SP), o vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), de 77 anos, defende a importância de os mandatos serem exercidos pelo que ele chama de “vereador necessário”. O parlamentar vai ministrar palestra, no dia 10 de dezembro, no curso online e gratuito “Vencemos a Eleição! E Agora”, realizado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e pelo Cidadania. As inscrições estão abertas no site da entidade.

O segundo dia da capacitação será destinado a prefeitos e vices eleitos, além de suas equipes. Nos dois dias do curso, o presidente do Cidadania 23, Comte Bittencourt, e o diretor-geral da FAP, Marcelo Aguiar, participarão da abertura das aulas, que serão realizadas das 18h30 às 21h30.

“O vereador necessário é sempre um educador da população”, afirmou, para acrescentar: “Dificilmente, vai ser campeão de votos, mas, certamente, vai ser um divisor de águas, à medida em que a população vai tendo a consciência [dos assuntos importantes para a cidade]. Assim, ele vai se fortalecendo socialmente”.

De acordo com Azuaite, o vereador também deve estar conectado com o seu partido. “O vereador é uma espécie de educador da sociedade. Para mudar, deve contar com a sociedade, trabalhar, discutir, buscar identificar as contradições que existem, dialogar removendo as aparências existentes para buscar a essência das coisas”, asseverou.

Para exercer um bom mandato, segundo Azuaite, o parlamentar também deve conhecer o público que o elegeu e não ter medo da verdade. “Às vezes, pode ter coisas que, no início, frustram a população. No entanto, discutindo bem, é capaz de galgar degraus juntamente da população, desfazendo aparências que, muitas vezes, são enganosas. O vereador deve ser popular, não ser populista. O populismo é distorção, vício, defeito”, explicou.

Carreira política

Azuaite diz estar no seu último mandato. O parlamentar não se candidatou nas últimas eleições para se dedicar a projeto na área de educação. Ele atuou como vereador nos períodos de 1983 a 1988, de 1989 a 1992, de 1993 a 1996, de 1997 a 2000, de 2001 a 2004, de 2005 a 2008, de 2017 a 2020. Entre 1997 e 1998, Azuaite foi presidente da Câmara Municipal, quando criou a Escola de Vereadores. Ao concluir o atual mandato, de 2021 a 2024, o vereador completará oito mandatos, totalizando 34 anos de legislatura. 

O parlamentar é formado em Letras e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Direito pelas Faculdades Integradas de São Carlos (Fadisc), além de pedagogia, e é pós-graduado em sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Como participar

Para participar das aulas, os eleitos precisam, obrigatoriamente, realizar a inscrição por meio de um formulário online, disponível no topo do site da Fundação Astrojildo Pereira. As pessoas interessadas precisam apenas preencher os dados solicitados.

As aulas serão realizadas por meio da plataforma Zoom. Para terem acesso à sala virtual, os inscritos receberão o link no e-mail ou no número de whatsapp informado no ato da inscrição.

O Curso

Com o nome “Vencemos a eleição! E agora?”, o curso foi organizado, estrategicamente, com foco nos trabalhos específicos do Legislativo e do Executivo. No dia 10 de dezembro, haverá aulas para vereadores eleitos e seus assessores. 

O conteúdo do curso será oferecido com base nos temas mais importantes para os municípios, como orçamento, processos e projetos legislativos, gestão pública, comunicação, estruturação de equipes, entre outros.

Privacy Preference Center