Ciclo de debates A reinvenção das cidades tem início nesta quarta-feira (30)

Primeiro encontro virtual será realizado no lançamento da nova edição da revista Política Democrática com transmissão ao vivo pela internet.
WhatsApp Image 2020-09-28 at 14.49.54

Primeiro encontro virtual será realizado no lançamento da nova edição da revista Política Democrática com transmissão ao vivo pela internet

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

O lançamento da nova edição da revista Política Democrática, nesta quarta-feira (30), a partir das 19 horas, marcará também a abertura do ciclo de debates online A reinvenção das cidades, mesmo título da publicação da FAP (Fundação Astrojildo Pereira) em parceria com a Tema Editorial. A transmissão dos eventos virtuais será realizada pelo site e pela página da entidade no Facebook, com retransmissão na rede social da editora.

Clique aqui e adquira já a sua Revista Política Democrática!

O ciclo de debates e o lançamento da revista serão apenas online em razão da pandemia do coronavírus. Os cinco encontros virtuais serão realizados todas as quartas-feiras e terão a mediação do doutor em sociologia Caetano Araújo, representante da FAP, e participação permanente da jornalista Beth Cataldo, mestre em Comunicação pela UnB (Universidade de Brasília) e editora responsável da Tema Editorial.

Assista ao vídeo!

Participam como debatedores do primeiro encontro o professor emérito da UnB Cristovam Buarque, ex-governador e ex-senador pelo Distrito Federal; o secretário-executivo de Segurança Urbana do Recife, Felipe Sampaio, ex-assessor especial dos ministros da Segurança Pública e da Defesa. Além deles, o primeiro debate também tem participação confirmada do economista Jackson De Toni, doutor em Ciência Política e mestre em Planejamento Urbano e Regional.

Na revista, De Toni e Sampaio fazem análises aprofundadas sobre agenda de desafios das cidades, que contempla a primeira das seis partes da obra. A publicação também aborda linhas de ocupação, espaços de transformação – com contribuição de Cristovam –, Brasília aos 60 anos, ambientes urbanos e caminhos da inovação.

Segundo De Toni, o gestor deve se habilitar para internalizar e utilizar toda e qualquer ajuda dos programas emergenciais estaduais e federais, o município deve pôr em prática uma estratégia de reação rápida diante da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. “Cabe ao gestor igualmente pensar o futuro pós-crise, desenhar cenários, preparar a cidade para retomar a normalidade e o caminho do desenvolvimento”, afirma. Ele também é professor de Formulação e Avaliação de Políticas Públicas no Ibmec-DF (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais no Distrito Federal) e na Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

Sampaio, por sua vez, ressalta a importância da segurança das pessoas nas cidades, abordando também urbanismo e democracia. “Os espaços públicos devem ser projetados e utilizados segundo um plano de desenvolvimento integrado da cidade, baseado em evidências relevantes, no conhecimento técnico e no diálogo com os usuários e os afetados pelo desenho urbano resultante”, avalia

Os próximos debates online também terão participação de especialistas e pesquisadores de cada um dos grandes temas tratados na revista. Os vídeos dos encontros virtuais ficarão disponíveis no site da FAP e nas páginas da fundação e da Tema Editorial no Facebook.

Ficha técnica

Título: A reinvenção das cidades – Revista Política Democrática edição 55
Número de páginas: 282
Projeto gráfico e diagramação: Rosivan Pereira
Revisão textual: Mariana Ribeiro
Preço versão impressa: R$ 45,00
Publicação: Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e Tema Editorial

Leia mais:

FAP e Tema Editorial lançam publicação sobre cidades

Privacy Preference Center