Seminário “O Centenário da Revolução Russa”, de 14 a 18 de agosto, em Recife

O seminário “O Centenário da Revolução Russa” será realizado, de 14 a 18 de agosto, das 14h às 18h, no Auditório Professor Paulo Rosas, na sede da Adufepe, no Campus Recife da UFPE. Haverá mesas-redondas, lançamento de livros e exposições. As inscrições gratuitas podem ser feitas, até o dia 13 de agosto, via internet.
Centenario-da-Revolucao-Russa1

O seminário é promovido pelo Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD) e pelo Departamento de História da UFPE

O evento é destinado ao público em geral, com entrega de certificado de participação. O seminário é promovido pelo Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD) e pelo Departamento de História, ambos da UFPE.

14/08
Mesa 1: Os Impactos da Revolução Russa na América Latina e no Brasil
Análise do processo da Revolução Russa seguido de observações sobre os impactos e a recepção de suas influências nas realidades latino-americana e brasileira nas primeiras décadas do século 20.
Participantes: José Spinelli Lindoso (Ciências Sociais/UFRN), Jefferson Lopes (História/UFCG) e Michel Zaidan Filho (História/UFPE)

15/08
Mesa 2: Artes, Cinema e Revolução Russa
Inovações e desenvolvimento da Revolução Russa no campo da estética, das artes e também do cinema, do período pré-revolucionário à consolidação do stalinismo.
Participantes: Cid Vasconcelos (Comunicação Social/UFPE) e Jordi Carmona Hurtado (Filosofia/UFCG)

16/08
Mesa 3: Revolução Russa, Revolução Permanente e os Anarquistas
A Revolução Russa, a teoria da revolução permanente e o papel e a crítica dos anarquistas ao seu desenvolvimento contraditório.
Participantes: Ariston Flávio Miranda (Direito/UFPE), Carlos Gouveia de Omena (Administração/FAMA) e Felipe Gallindo (História/UFPE)

17/08
Mesa 4: As Repercussões da Revolução Russa na Vida e Obra de Lenin, Gramsci e Trotski
Análise histórica e teórica dos impactos recíprocos entre a eclosão e o desenvolvimento da Revolução Russa e o evolver das obras de importantes intelectuais críticos marxistas.
Participantes: Luciana Aliaga (Ciências Sociais/UFPB), Mauricio Gonçalves (Sociologia/UFPE) e Tiago Bernardon (História/UFPB)

18/08
Mesa 5: As Repercussões da Revolução Russa na Vida e Obra de Rosa, Benjamin e Mészáros
Participantes: Cristina Paniago (Serviço Social/Ufal), Luciano Mendonça (História/UFCG) e Marcos André de Barros (Sociologia/UFRPE)