Brasília volta a ter cineclube de graça com nova programação

Fundação Astrojildo Pereira (FAP) retoma exibições no Cineclube Vladimir Carvalho no dia 4 de setembro, após fazer ampla reforma no local.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por Cleomar Rosa

Brasília volta a ter, no próximo mês, mais um ponto de difusão de produções audiovisuais e do conhecimento. A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) vai retomar, no dia 4 de setembro, a partir das 18h30, as atividades do Cineclube Vladimir Carvalho, no Conic, um importante ponto de cultura próximo à Rodoviária do Plano Piloto. O documentário Barra 68 – Sem Perder a Ternura será exibido ao público na data do lançamento da nova programação do cineclube. A entrada é gratuita. As exibições de outros filmes brasileiros e estrangeiros também estão previstas para todas às terças-feiras, a partir do mesmo horário.

Depois de passar por uma reforma e ser reinaugurado em dezembro de 2017, o cineclube iniciou um processo de redefinição de suas atividades e será reaberto ao público com cadeiras almofadadas e removíveis. A primeira exibição será no dia 4 de setembro, e aborda a luta de Darcy Ribeiro, nos anos 1960, para criar e implantar a Universidade de Brasília (UnB). Tem duração de 1 hora e 22 minutos.

Com direção do próprio cineasta Vladimir Carvalho, de 83 anos, cujo nome batizou o cineclube, o documentário mostra, ainda, a série de agressões sofridas pela comunidade da UnB desde o golpe militar até os anos de 1968, ano em que cerca de 400 estudantes foram agredidos e presos em uma quadra de esportes. O período da ditadura militar no Brasil é de 31 de março de 1964 a 15 de janeiro de 1985.

Produzido em 2000 e lançado no ano seguinte, o filme foi bem recebido, à época, pelo público de festivais nacionais. A obra cinematográfica parte de um depoimento de Darcy Ribeiro no momento em que revela o seu sonho de criar, em Brasília, uma universidade autônoma que representasse o grande centro de pensamento da crítica nacional.

Conversa com Vladimir Carvalho
No dia da exibição, o público terá a oportunidade de conversar pessoalmente com Vladimir em uma roda de discussão sobre o documentário. Para ele, a invasão à UnB foi uma barbárie. “Havia pessoas que tinham filhos lá na universidade. Foi muito marcante para Brasília, já que foi uma agressão ao lugar sagrado, que é lugar do conhecimento”, afirmou.

A nova proposta do Cineclube Vladimir Carvalho, que homenageia o nome do cineasta paraibano radicado em Brasília, é exibir produções audiovisuais que abordem temas que tenham alguma relação com o respectivo mês de sua apresentação no local.

“Vamos apresentar filmes brasileiros e filmes estrangeiros até para também trabalharmos com produções de mostras competitivas francesas e alemãs, por exemplo, e realizar parcerias com os festivais de cinema regionais”, afirma o responsável pelo cineclube, Alexandre Marcelo Bezerra de Menezes Queiros. “A ideia do cineclube é ter, ao final de toda exibição, uma roda de conversa sobre o tema abordado no filme, porque isso ajuda a difundir a cultura”, acrescenta.

Com capacidade para 65 lugares, o Cineclube Vladimir Carvalho fica em uma parte do Espaço Arildo Dória, onde também está a Biblioteca Salomão Malina, todos mantidos pela Fundação Astrojildo Pereira. Tudo para garantir conforto e praticidade às pessoas. Todos os filmes serão exibidos em uma tela de projeção retrátil de 150 polegadas, com imagem de ótima qualidade.

Cinema e literatura
A reabertura do cineclube leva ao público de Brasília uma nova opção de fortalecimento da cultura, na opinião de Alexandre. A direção da FAP entendeu que a retomada das programações é mais uma forma de atender às demandas dos usuários da Biblioteca Salomão Malina, assim como às do público em geral, produzindo e difundindo conhecimento por meio do cinema e de obras literárias.

A biblioteca recebe, em média, 30 pessoas por dia. A coordenadora do local, Thalyta Jubé, lembra que o público tem à disposição espaços específicos para leitura e estudo, assim como mesa coletiva e ambientes individuais. Além das obras literárias, a biblioteca também disponibiliza jornais do dia e revistas da semana, além de rede wi-fi grátis. Para fazer empréstimo dos livros, os interessados precisam apenas fazer um cadastro pessoalmente com apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Assim como Alexandre, a coordenadora da biblioteca acredita que a retomada das atividades do cineclube, com exibições programadas, representa mais uma opção de atração cultural para o público em Brasília.

Serviço
Reabertura do Cineclube Vladimir Carvalho, com a exibição do documentário Barra 68 – Sem Perder a Ternura.
Data: 4 de setembro de 2018, às 18h30.
Onde: Cineclube Vladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, no Conic, próximo à Rodoviária do Plano Piloto de Brasília.