Bolsonaro é responsável pelo avanço da pandemia no país, diz Política Democrática

Editorial da revista da FAP critica atuação do presidente e chama atenção para a onda de desinformação.
Foto: Alan Santos/PR

Cleomar Almeida, assessor de comunicação da FAP

É clara a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no avanço da pandemia no país, segundo editorial da 20ª edição da revista mensal Política Democrática Online, produzida e editada pela FAP (Fundação Astrojildo Pereira). “A julgar por suas declarações, a batalha sanitária foi dada por perdida, o quanto antes, melhor, a qualquer custo em termos de vidas, para reforçar o combate na frente, ilusória, da economia”, diz o texto.

Acesse aqui a 20ª edição da revista Política Democrática Online!

A revista pode ser acessada, integralmente e de forma gratuita, no site da FAP. De acordo com o editorial, em poucos meses, o Brasil passou de uma situação de segurança relativa, na qual as deficiências estruturais eram compensadas pela atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) e pela clareza das autoridades sanitárias, para epicentro da doença no mundo, no caminho célere em direção ao caos.

O editorial da revista Política Democrática Online destaca que não haverá recuperação econômica enquanto perdurar a pandemia. “Mas, para jogar o peso do governo na estratégia suicida da temeridade, a arma utilizada é a desinformação. Primeiro, na subestimação das consequências, ainda pouco conhecidas, de uma nova enfermidade”, critica.

A segunda estratégia do governo é o que o editorial chama de demolição de toda tentativa de estabelecer barreiras sociais para retardar a contaminação. A terceira, diz o texto, é a apologia dos falsos remédios milagrosos, com o intuito de tranquilizar a população. “Finalmente, na tentativa, imediatamente baldada, de amenizar as estatísticas sanitárias. No mínimo, como se não houvesse consequências graves, uma atitude infantil, como a reação das crianças, que fecham os olhos ao enfrentar uma injeção”, lamenta.

“Há uma segunda frente de combate no Brasil e nela também campeia a desinformação: a defesa do Estado Democrático de Direito”, alerta o editorial da revista Política Democrática Online. “A Constituição está acima de todos; a disciplina e a hierarquia subordinam as forças estaduais aos governadores eleitos; apologia da ditadura é crime; a Federação não é hierárquica; e, no dia em que o presidente tiver o poder de determinar o que o Judiciário pode investigar, a democracia terá cedido lugar ao império da ditadura e da corrupção”, afirma.

Polêmica da intervenção das Forças Armadas é destaque da Política Democrática Online

Veja todas as edições anteriores da revista Política Democrática Online