Bienal do Livro de Brasília abre seleção para autores interessados em lançar obras no evento

Neste ano, feira ocorre entre 21 e 30 de outubro. Inscrição é gratuita. Escritores também devem enviar cópias das obras para seleção
Pilha em feira de livros — Foto: Bere Fischer/Divulgação

g1 DF*

Autores interessados em ter obras lançadas na 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília (BiLB) podem se inscrever gratuitamente, pelo site, até o dia 9 de setembro. A seleção vai escolher 18 títulos para terem lançamento na edição deste ano do evento, que ocorre entre 21 e 30 de outubro, no Pavilhão do Parque da Cidade.

Para participar, as obras devem ter publicação registrada em primeira edição entre 2020 a 2022 . O resultado dos selecionados será divulgado em 30 de setembro.

A curadora da BiLB, Paulliny Tort, afirma que o edital possibilita maior número de publicações de autores locais, além de democratizar o acesso da população a novas obras.

“O edital de lançamentos da bienal abre oportunidade para que autores e autoras do Distrito Federal participem ativamente dessa grande festa do livro, contando com a estrutura de um ambiente diverso e repleto de trocas culturais”, diz.

Categorias

Os 18 títulos selecionados pela curadoria do Bienal devem estar enquadrados dentro de oito categorias. São elas:

1. Biografia: texto narrativo e expositivo em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.
  1. Conto: narrativa breve, concisa e ficcional.
  1. Crônica: narrativa breve que descreve fatos do cotidiano.
  1. Infantil: textos dedicados especialmente ao público infantil de 6 a 10 anos, incluindo histórias de ficção, biografias, poemas, obras folclóricas e de cultura popular.
  1. Juvenil: textos dedicados especialmente ao público juvenil de 11 a 16 anos, incluindo histórias de ficção, biografias, poemas, obras folclóricas e de cultura popular.
  1. Poesia: linguagem de conteúdo lírico ou emotivo, escrita em forma de verso ou prosa.
  1. Romance: narrativa longa em prosa na qual se relatam fatos imaginários ou fictícios da experiência humana.
  1. Reportagem: texto de caráter jornalístico baseado no testemunho direto, fatos e situações abordadas em perspectiva investigativa.

Inscrições

Gabriel Elias lê sentado no chão da bienal, em Brasília — Foto: Káthia Mello/G1

Cada interessado pode participar com a inscrição de apenas um livro, que deve ter número de identificação ISBN. Para se inscrever, o autor deve acessar o site, preencher os dados solicitados e apresentar breve histórico sobre a formação e o envolvimento com a produção literária, além de uma foto pessoal.

A Comissão de Seleção da BiLB informa que também é permitido apresentar clippings, reportagens e críticas publicadas em meios de comunicação ou outros documentos que o autor possa considerar necessários, para auxiliar na avaliação do mérito cultural do projeto.

Além disso, o autor deve enviar três cópias físicas da obra literária, exclusivamente por via postal, à organização da BiLB, para finalizar a inscrição.

A comissão avisa que o envio deve ser feito por meio de serviços de entrega rápida ou carta registrada, no seguinte endereço: SBS, Quadra 2, Bloco E, Sala 902, Edifício Prime Business Center, Brasília-DF, CEP: 70070-120.

Segundo informações do edital, a “documentação deve ser entregue em envelope lacrado com cola ou grampo, identificado no seu exterior apenas com os dizeres: ‘Seleção de lançamentos da 5ª bienal'”.

Avaliação e resultado

No período de 14 a 28 de setembro, as obras serão avaliadas pela Comissão de Seleção da BiLB. De acordo com o edital, todas as propostas são analisadas de acordo com a qualidade do texto, clareza e concisão textual em relação ao público-alvo, coerência da linguagem com o estilo, além da qualidade do material e do projeto gráfico da obra literária

*Texto publicado originalmente no g1.