Biblioteca Salomão Malina renova acervo e conta com 6,5 mil livros para empréstimo

Obras são provenientes de compras, permutas e doações. Local é mantido pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), no Conic, em Brasília.
Foto: Germano Martiniano
Foto: Germano Martiniano

Obras são provenientes de compras, permutas e doações. Local integra a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), no Conic, em Brasília

Por Cleomar Rosa

Estudantes, pesquisadores e demais segmentos da população de Brasília têm à disposição 1.674 novos livros do ramo de ciências sociais na Biblioteca Salomão Malina, no Conic, um importante ponto de cultura urbana próximo à Rodoviária do Planto Piloto. Com as novas aquisições, a biblioteca pública, que integra a Fundação Astrojildo Pereira (FAP), passa a oferecer à população um acervo de 6,5 mil obras para empréstimo. A FAP é a fundação mantida pelo Partido Popular Socialista (PPS).

Entre os novos livros adquiridos – e que estão à disposição de todos os frequentadores da biblioteca – estão obras como As consequências da modernidade, de Anthony Giddnes; Modernidade líquida, de Zygmunt Bauman; A Revolução Global: História Do Comunismo Internacional 1917-1991, de Silvio Pons; Pensadores da Nova Esquerda, de Roger Scruton; História Da Riqueza No Brasil, de Jorge Caldeira; A Quarta Revolução de John Micklethwait; Uma Breve História da Humanidade – Sapiens, de Yuval Noah Harari; Pós-Guerra – História da Europa desde 1945 e Pensando o século XX, de Tony Judt; a série sobre a Ditadura, de Elio Gaspari (quatro volumes) e Redes de Indignação e Esperança, de Manuel Castells, entre outras.

Os empréstimos são feitos após um simples cadastro dos usuários no local e sem qualquer custo. Além de livros, a biblioteca oferece ao público jornais diários e revistas semanais, como a Veja e a Piauí e jornais como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, O Globo, Correio Braziliense, por exemplo, para leitura no local e rede wi-fi grátis, em um ambiente climatizado. O acervo predominante é do ramo de ciências sociais, com obras de história, sociologia, filosofia, economia e política.

Do total do novo acervo, a fundação comprou 140 novos livros, no valor de R$ 6.382,19, de acordo com a coordenadora da biblioteca, Thalyta Jubé. Segundo ela, 34 obras foram adquiridas por meio de permuta, enquanto outras 1,5 mil foram doadas por usuários do local, integrantes da diretoria ou conselheiros da FAP e simpatizantes do Partido Popular Socialista (PPS).

As doações começaram em setembro de 2017 e a mais recente foi cadastrada neste mês de agosto. Interessados ainda podem fazer novas doações. Antes de disponibilizá-las ao público, a biblioteca realiza uma seleção conforme o perfil do acervo. As obras que têm perfis diferentes são doadas, posteriormente, pela biblioteca, com o intuito de favorecer a cultura.

Para consultar o acervo da biblioteca, clique aqui e aqui.

Eixos temáticos
Conselheiro da FAP, Caetano Ernesto Pereira de Araújo explica que o acervo da biblioteca se baseia em três linhas temáticas, prioritariamente. A primeira, segundo ele, é sobre a história do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido Popular Socialista (PPS).

A segunda linha temática envolve obras de grandes escritores brasileiros que foram filiados ao PCB. Ele citou, por exemplo, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado. “Há diversos outros. A influência do PCB nas artes e no meio intelectual foi muito forte”, afirmou o conselheiro.

O terceiro eixo temático é mais teórico. “Tem as obras da teoria marxista e do leninismo, que inspirou a formação de partidos comunistas no mundo”, disse o representante da FAP. Ele ressaltou, ainda, que a biblioteca conta com obras que surgiram a partir das formulações marxistas e obras de teóricos que pensam uma esquerda pós-comunista.

Sistema informatizado
A Biblioteca Salomão Malina está em processo de nova catalogação de todas as obras em um sistema informatizado, que também serve para o cadastro de usuários e empréstimo de livros. “As novas aquisições possibilitam aos usuários mais opções de pesquisa a conteúdos mais atuais e relevantes para a formação de opinião e formação crítica”, diz Thalyta Jubé.

Para utilizar o serviço de empréstimo de livros, o usuário deve se cadastrar pessoalmente no balcão de atendimento e apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Cada pessoa tem direito à retirada de até dois livros por vez. A devolução da obra fora do prazo (dez dias consecutivos) implica em pagamento de multa de dois reais, por dia de atraso e para cada obra.

Além de consulta e empréstimos de livros, a biblioteca disponibiliza ao público um quiosque cultural, onde as pessoas podem pegar gratuitamente as publicações da FAP e outros livros de diversos temas. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Memória viva
Inaugurada em 28 de fevereiro de 2008, a Biblioteca Salomão Malina se tornou um importante espaço de incentivo à produção do conhecimento em Brasília. Sua missão é servir como instrumento para análise e discussão das complexas questões da atualidade, aberta a todo cidadão. Ela foi reinaugurada em 8 de dezembro de 2017, após uma ampla reforma.

A biblioteca leva o nome do último secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), entre 1987 e 1991. Ele ingressou no PCB no início dos anos 1940 e, durante sua vida, passou alguns anos presos e cerca de 30 anos na clandestinidade. Seus livros foram o embrião da biblioteca.

Salomão Malina combateu, como oficial da força Expedicionária Brasileira (FEB), nos campos da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi agraciado, por sua bravura, com a cruz de combate de Primeira Classe, a maior condecoração do Exército Brasileiro. Também atuou como diretor do Jornal Imprensa Popular, do PCB, nos anos de 1950.

Serviço
Biblioteca Salomão Malina
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Endereço: Conic – Setor de Diversões Sul – Bloco P – Edifício Venâncio III, Loja 52, em Brasília (DF), próximo à Rodoviária do Plano Piloto.

 

Confira as novas aquisições da Biblioteca Salomão Malina

http://www.fundacaoastrojildo.com.br/2015/wp-content/uploads/2018/08/lista_aquisicoes.pdf

 

 

Confira a lista de livros catalogados na Biblioteca Salomão Malina
http://www.fundacaoastrojildo.com.br/2015/wp-content/uploads/2018/08/livros_catalogados.pdf

 

Confira a lista de livros cadastrados na Biblioteca Salomão Malina

http://www.fundacaoastrojildo.com.br/2015/wp-content/uploads/2018/08/livros_cadastrados.pdf

 

 

 

Privacy Preference Center