Após cúpula de emergência, G7 diz que apoiará Ucrânia ‘até quando for preciso’

Reunião foi convocada após bombardeios da Rússia a Kiev na segunda-feira (10)
Reunião virtual dos líderes do G7 convocada de urgência após ataques russos a Kiev | Foto: Steffer Kugler
Reunião virtual dos líderes do G7 convocada de urgência após ataques russos a Kiev | Foto: Steffer Kugler

g1*

Em reunião de emergência convocada após o pior ataque da Rússia na Ucrânia, os líderes do G7 – o clube dos países mais ricos do mundo – declararam nesta terça-feira (11) que darão apoio financeiro, militar, humanitário, diplomático e legal ao governo ucraniano até quando for preciso.

A reunião teve a participação de Joe Biden (Estados Unidos), Liz Truss (Reino Unido), Fumio Kishida (Japão), Mario Draghi (Itália), Justin Trudeau (Canadá), Emmanuel Macron (França) e Olaf Scholz (Alemanha).

“Nós garantimos ao presidente (da Ucrânia) Volodymyr Zelensky que estamos inabaláveis e firmes em nosso compromisso para providenciar o apoio que a Ucrânia precisa para defender sua soberania e integridade territorial (…) Nós continuaremos a fornecer apoio financeiro, militar, humanitário, diplomático e legal ao governo ucraniano até quando for preciso”, declararam os líderes, em um comunicado final conjunto.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participou por videoconferência do encontro e pediu aos líderes que garantam às suas forças armadas capacidade de defesa aérea suficiente para deter a Rússia.

No depoimento, Zelensky voltou a descartar um diálogo com Vladimir Putin e também pediu ao G7 que apoie uma missão internacional na fronteira Ucrânia-Bielorrússia.

Também nesta terça-feira, um dia após um dos piores ataques russos a Kiev, a Ucrânia anunciou novos bombardeios a cidades estratégicas do país. Mísseis foram lançados contra Lviv – que fica próxima à fronteira com a Polônia – e Zaporizhzhia, onde fica a maior usina nuclear da Europa.

Mais tarde, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira (11) que a Rússia não recusaria uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em uma próxima reunião do G20 e que consideraria a proposta se a receber.

Falando na televisão estatal, Lavrov disse que a Rússia estaria disposta a “ouvir quaisquer sugestões sobre conversações de paz”, mas que ele não poderia dizer antecipadamente qual seria o desfecho do diálogo em termos práticos.

Apesar da fala do chanceler russo, o Kremlin tem adotado uma postura agressiva e de contra-ofensiva. Há duas semanas, Vladimir Putin, fez um pronunciamento à nação pela TV anunciando a convocação de cerca de 300 mil reservistas no país inteiro, o que gerou uma grande onda de fuga de jovens russos.

Dias depois, quatro regiões da Ucrânia – Kherson, Zaporizhzhia, Luhansk e Donetsk – foram submetidas a um referendo organizado e realizado por Moscou sobre se os cidadãos locais queriam se separar da Ucrânia e se anexar à Rússia.

Putin anunciou vitória na consulta pública e, há duas semanas, assinou a anexação dos quatro territórios em uma cerimônia transmitida por telões em Moscou. A ONU e a comunidade internacional não reconhecem a anexação.

Texto publicado originalmente no g1.

Privacy Preference Center