FAP e Livraria Cultura promovem lançamento e debate da obra Caminhos da Esquerda nesta terça (19)

Discussão do tema ocorre em um momento no qual a esquerda brasileira - e mundial - passa por grande crise de identidade.
divulga_site_caminhos

Discussão do tema ocorre em um momento no qual a esquerda brasileira – e mundial – passa por grande crise de identidade

Germano Martiniano

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e a Livraria Cultura promovem, nesta terça-feira (19/9), em Brasília, o lançamento do livro “Caminhos da Esquerda – Elementos para uma reconstrução”, do filósofo Ruy Fausto. O evento contará com uma mesa de debate com o autor da obra, o historiador Alberto Aggio, o sociólogo Caetano Araújo e o presidente do Conselho Curador da FAP, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

“Vamos discutir os argumentos do Ruy Fausto sobre a situação da esquerda hoje. A ideia é esclarecer e demarcar convergências e divergências entre a visão dominante no PPS e esses argumentos”, disse Caetano Araújo, dirigente da FAP e um dos responsáveis pela realização do evento. Caetano também destacou a iniciativa da Fundação na organização do evento junto à Livraria Cultura: “O tema da identidade da esquerda, para nós da FAP, é de extrema importância, por isso quisemos organizar um debate com um autor que é reconhecido pela opinião pública e acadêmica neste assunto.”

Em um momento no qual a esquerda brasileira – e mundial – passa por uma crise de identidade, a obra de Ruy Fausto, assim como a discussão em torno do tema, são essenciais para se trilhar novos caminhos. Como o próprio Ruy Fausto definiu, em recente debate promovido pela Livraria Cultura e Companhia das Letras, “o livro é uma espécie de tentativa de redefinir a esquerda”. Para isso, o autor considera três pontos essenciais: democracia, crítica ao capitalismo e crítica ao populismo.

“Um dos pontos principais desta obra é tentar juntar coisas que se supõem separadas, democracia e a crítica do capitalismo”, disse Ruy Fausto. Outros pontos que também são abordados por ele, essenciais para a reconstrução da esquerda, são as criticas ao populismo e, consequentemente, a corrupção. “Precisamos ser exigentes quanto à lisura administrativa, critica ao populismo e ao sistema que estamos inseridos”, disse o filósofo.

Sobre o debate, o historiador Alberto Aggio avalia que “é interessante que estratos distintos de intelectuais da esquerda debatam essa crise pela qual a esquerda passa”. E completa: “O livro do Ruy Fausto é importante no momento em que estamos já que a crise da esquerda depois do fracasso do lulopetismo é profunda, é uma obra de alguém que conhece e estuda as questões da esquerda.”

O debate, que será aberto ao público, será transmitido ao vivo pelo Facebook da FAP: https://www.facebook.com/facefap.

Após a mesa redonda haverá sessão de autógrafos.

“Caminhos da Esquerda – Elementos para uma reconstrução”
Local: Livraria Cultura – CasaPark Shopping Center – SGCV- Sul, Lote 22 – Piso 2 – Loja 4 – Zona Industrial
Data: 19 de setembro, terça-feira, às 19h30

Confira o debate na íntegra: