5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília levará público à “transformação”

Evento será realizado de 21 a 30 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Foto: Divulgação/Bilb
Foto: Divulgação/Bilb

Bienal do livro*

Com o tema “A transformação acontece aqui”, a 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb) reunirá escritores, influenciadores digitais, shows musicais e espaços para histórias em quadrinhos (HQs), de 21 a 30 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O evento movimentará cultura, economia e turismo na capital federal. As pessoas devem se cadastrar no site oficial para retirar o ingresso gratuito para visitação aos estandes (clique aqui).

Incluída oficialmente no calendário oficial de eventos do Distrito Federal por meio da Lei 5.702, de 23 de agosto de 2016, a bienal deste ano vem com tema inovador. “Durante a Bilb, crianças, jovens e adultos vão mergulhar no presente e nas experiências literárias para que assim possamos ter melhor compreensão das transformações que queremos em nossas vidas e para a humanidade”, afirmou a diretora-geral, Suzzy Souza.

A diretora explica que o público da 5ª Bilb vai mergulhar em atrações divididas em seis eixos temáticos: autores, mercado, música, HQs, crianças e multimeios. “Eles tiveram como ponto de partida a ideia principal do projeto representada no conceito concretizado no tema do evento. Nós estamos trabalhando muito para fazer desta bienal uma experiência inesquecível”, ressaltou.

Segundo ela, a bienal vai movimentar, também, a economia, por causa da contratação de profissionais que trabalham para garantir a melhor estrutura da feira literária, uma das maiores do Brasil e da América Latina.

Assim como o público em geral, o mercado editorial e literário tem sido muito beneficiado pela bienal. Nas quatro edições anteriores, editoras e revendedoras participantes comercializaram mais de 600 mil livros. No total, alunos e professores da rede pública do DF também movimentaram cerca de R$ 7 milhões com vale-livro.

Além dos espaços reservados à visitação no evento, outro grande espaço da bienal será o Palco BILBeats, uma área exclusiva que, durante o evento, terá uma rica e vasta programação musical, com shows de artistas locais e nacionais. A cantora e compositora Céu vai se apresentar no local no dia 22 de outubro.

Para fazer a visitação à bienal, o público pode acessar o site oficial do evento, clicar em “ingressos” e, depois, em “acesso à Bilb”. No entanto, para ter acesso à área exclusiva onde serão realizadas as apresentações artísticas no palco BILBeats, os fãs devem clicar nas abas de “ingressos” e “shows”, sucessivamente.

A 5ª BiLB é uma realização da InterCult Produções e do Instituto Levanta Brasil, com direção-geral de Suzzy Souza e Henrique Senna. O evento também tem trabalho articulado com a curadora nacional, Paulliny Tort; o curador internacional, José Rezende Jr; e o curador de HQ, Pedro Brandt.

A bienal

Ao longo das quatro edições anteriores, o projeto recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes, dentre os quais cerca de 200 mil eram estudantes das redes pública e particular de ensino do Distrito Federal. O público teve a oportunidade de assistir a palestras e debates de mais de 470 escritores brasileiros e estrangeiros.

Além disso, a bienal lançou 600 livros de mais de 60 países, com 120 seminários e debates, além de apresentações de 161 artistas e grupos brasileiros.

Privacy Preference Center