100 anos do PCB: História, princípios e identidade em nova série da Rádio FAP

Diretor-geral da FAP é o primeiro convidado da nova série de entrevistas do podcast Rádio FAP sobre o centenário do Partidão
Arte: FAP
Arte: FAP


João Rodrigues, da equipe da FAP

Em 25 de março de 2022, será comemorado o centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Também conhecido como “Partidão”, atraiu operários, estudantes e intelectuais na busca de um Brasil mais justo. Para celebrar os 100 anos do PCB, que em 1992 passou a ser chamado de Partido Popular Socialista (PPS), e em 2019 tornou-se o Cidadania, o podcast Rádio FAP fará quatro programas especiais ao longo deste mês.

No primeiro episódio, o diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e consultor do Senado Federal, Caetano Araújo, fala sobre a história, princípios e identidade do PCB. Ele é doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e tem experiência na área Teoria Sociológica e Sociologia Política, além de integrar o partido há mais de 40 anos.

A importância do PCB para a consolidação da democracia no Brasil, os princípios herdados pelo Cidadania23 do Partidão e a contribuição do partido para a cultura do Brasil estão entre os temas do programa. O episódio conta perguntas de ouvintes de diversas partes do Brasil e do exterior e áudios do Jornal O Poder Popular e de entrevista do poeta Ferreira Gullar para série Brasileiros e Militantes.

O Rádio FAP é publicado semanalmente, às sextas-feiras, em diversas plataformas de streaming como Spotify, Youtube, Google Podcasts, Ancora, RadioPublic e Pocket Casts. O programa tem a produção e apresentação do jornalista João Rodrigues.

Privacy Preference Center