100 anos de Luiz Maranhão

O CENTENÁRIO DE LUIZ MARANHÃO

Cláudio de Oliveira

Neste 25/01, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o presidente da Fundação José Augusto, Crispiano Neto, lançam a Comissão do Centenário de Nascimento de Luiz Ignácio Maranhão Filho, um dos desaparecidos políticos do estado ao lado de Hiram de Lima Pereira.

A solenidade terá início às 10h30 e será transmitida ao vivo pelo YouTube:

Em 1965, Luiz Maranhão foi um dos representantes do antigo PCB na criação da Frente Ampla, que uniu o ex-governador do Rio de Janeiro Carlos Lacerda e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e João Goulart com o objetivo de lutar pela redemocratização do Brasil.

Desde o primeiro momento, o velho partidão esteve na costura difícil, mas essencial, da aliança entre políticos distantes e até antagônicos na ampla frente contra a ditadura. Luiz Maranhão, entre outros dirigentes, era um mestre nesta arte, que tornou lendária a capacidade de articulação do PCB.

Do anticomunista Lacerda veio, então, um juízo sobre os quadros do partidão: “São profissionais”.

* Cláudio de Oliveira é jornalista e cartunista, autor dos livros “Era uma vez em Praga – Um brasileiro na Revolução de Veludo” e “Lenin, Martov, a Revolução Russa e o Brasil”, entre outros.

Confira a publicação original em:
https://www.facebook.com/esqdemocratica/posts/2896903613874429