Versão para impressão

Fotografia: Hermano Penna
Montagem: Márcio Curi
Trilha sonora: Eliza de Alencar, Malas e Bagagens
Produção: Armando Lacerda, Cariri Produções e Comunicação Ltda, Firmino Holana, Gil Granjeiro, Jefferson Albuquerque Jr., José Roberto França, Pronasec – Rural, Seps/Mec, Reinaldo Dantas, Roberto de Azevedo
Idioma:
Ano:
1983
Local:
Ceará / Distrito Federal-Brasil
Duração:
Cor:
Cor
Bitola: 16mm
Gêneros: Documentário
Temas: O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?, A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos, A Educação e a Comunicação na Formação Cultural, As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias, Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Prêmios:
  • ################

Sinopse:

No sertão do Cariri, próximo a serra de Santana no município de Assaré, interior do Ceará, vive a legendária figura do poeta popular Patativa do Assaré. Sua obra poética oferece incomparável contribuição ao estudo de problemas humanos que pretenda uma abordagem compreensiva da realidade do sertão nordestino. Sua poesia, do ponto de vista do conteúdo social, reflete todo o mundo visionário e fantasmagórico do sertanejo.Pode-se identificar perfeitamente uma cosmovisão ou ideologia sertaneja, desapontada com a modernização, sedenta de justiça, marcada pela saudade. O poema em que decanta o antigo engenho de pau, rangedor, bucólico e injuria o moderno engenho de ferro, a motor, elétrico, expressa muito bem esta visão, mais desapontada que nostálgica. Além da visão dos dois mundos subsistentes nos mitos sertanejos, o rural e o urbano, Patativa apresenta claramente as crenças, os valores e os ideais de uma época e de uma região. O Poeta da roça capta e descreve, com aguda perspicácia, a realidade social em toda a sua abrangência. Brasil de baixo e Brasil de cima expressa com vigor, toda esta sensibilidade. Na linguagem espontânea do povo, Patativa aborda o problema brasileiro numa simplificada interpretação sociológica. Não apenas na candura lírica do seu telurismo acentuado, mas numa configuração social bem delineada. Na sensibilidade descritiva, aponta na combinação das variáveis componentes do quadro atual, a preponderância da estrutura agrária, denunciada no poema Eu Quero como responsáel pela situação precária do camponês. O filme diz a poesia do Patativa, das suas dores e de suas esperanças como homem sertanejo, nordestino e brasileiro.

Comentários Incluir comentário

Nenhum comentário realizado.