Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 55 registros.
Mostrando de 1 a 10.

A Hora da Estrela - Baseado na obra homônima de Clarice Lispector (São Paulo/Rio de Janeiro - Brasil, 1985)
################


À Margem da Imagem (São Paulo-Brasil, 2001)

O documentário sobre os moradores de rua de São Paulo, que discute o roubo da imagem dos miseráveis e a estetização da miséria.


A Rocinha Tem Histórias (Rio de Janeiro-Brasil, 1985)

Uma visão realista do processo educacional adotado pelas escolas comunitárias, apresentando o exemplo da favela da Rocinha, Rio de Janeiro, onde crianças e educadoras se empenham na luta pela conquista e valorização do seu espaço cultural e social. Nessa perspectiva foram elaborados e editados os livros infantis Picole, picolé, água pura ninguém quer e Gata Vitória caiu na lixeira e acabou-se a história, que hoje representam um eficaz instrumento didático por estar intimamente ligado ao cotidiano dos 200 mil moradores da Rocinha. Em seus depoimentos, crianças, mães e educadoras expõem suas idéias sobre os problemas que ainda existem e conquistas já incorporadas ao universo da favela.


Anahy de las Misiones (Rio Grande do Sul - Brasil, 1997)

A saga de uma mulher e seus filhos, contada por gaúchos do Brasil, Argentina e Uruguai. A lenda diz que Anahy de las Misiones errava pelos países da Bacia do Prata à época da Guerra Cisplatina (1825-1828), saqueando os mortos. Um dia, esperando pelo fim de um combate para o saque, ela prevê o massacre dos soldados brasileiros. O filme desloca no tempo a mítica heroína, transportando-a para a Revolução Farroupilha (1835-1845), no Rio Grande do Sul. Anahy e seus filhos recolhem despojos de guerra para negociá-los com os soldados. O objetivo é sobreviver: indiferente às paixões políticas, ela negocia com os dois lados, farrapos e caramurus. Anahy acredita que a tragédia da guerra não vai interferir na vida de sua família, até que acaba assistindo impotente à perda dos filhos Teobaldo e Leonardo. No entanto, apesar de todos os sofrimentos vividos, ela ainda terá algumas alegrias: o filho Solano se une afetivamente à agregada Picumã e a filha Luna espera um filho de um médico argentino. Anahy decide andar sempre para frente, sem saber que existe um obstáculo intransponível em sua trajetória.


Anjos do Arrabalde - As Professoras (São Paulo - Brasil, 1986)

Anjos do Arrabalde é um drama realista que focaliza a vida de professoras de uma escola pública em um bairro periférico de São Paulo, e o esforço de quatro mulheres que tentam extrair sentido e dignidade de suas existências em um meio hostil. Dália, Rosa e Carmo foram colegas na Escola Normal e lecionam no mesmo grupo escolar do Estado, na periferia da cidade. Aninha é o personagem que, de certo modo, conduz a história. Vivendo uma sofrida relação com o operário João, ela é violentada por um garotão do bairro, sendo levada à delegacia, onde conhece Henrique, advogado, marido de Carmo. O bairro onde se movimentam todos é daqueles onde a classe média começa a se instalar, empurrando gradativamente as classes sociais mais baixas para regiões ainda mais distantes.


Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás (Brasília DF - Brasil, 1998)
################


Avaeté, Semente da Vingança (Rio de Janeiro - Brasil, 1985)

Encenação de uma ocorrência verídica: o extermínio de uma tribo indígena comandado pelo empresário de uma firma agropecuária na região centro-oeste do País; o apoio de um cozinheiro arrependido a um menor sobrevivente do massacre e o desejo de revanche deste, mesclando seus anseios de vingança ao choque cultural por que passa em sua adolescência e juventude, sobretudo quando chega à metrópole São Paulo.


Burro-Sem-Rabo (Rio de Janeiro - Brasil, 1996/97)

Burro-sem-rabo, é o nome que se dá, no Rio de Janeiro, a quem vive de catar, no meio do lixo urbano, materiais que possam ser vendidos para as indústrias de reciclagem. É acompanhando o cotidiano de cinco catadores de lixo urbano, os chamados burros-sem-rabo, que entramos nesse universo tão próximo mas desconhecido, onde muitas estórias são contadas entre poeira e tráfego intenso.


Cabra Marcado Para Morrer (Rio de Janeiro - Brasil, 1964)

História de um filme interrompido e dos que participaram dele como atores. O filme era uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Interrompido em 64 e recomeçado 17 anos depois, o novo filme recolheu os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens. A história das Ligas Camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que conta sua odisséia pessoal nesses 20 anos, assim como a de seus filhos, separados dela desde dezembro de 1964.


Carandiru - Adaptação do livro Estação Carandiru de Dráuzio Varella (Argentina/Brasil, 2003)
################


Próxima página Última página

Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública