Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 16 registros.
Mostrando de 1 a 10.

Aleluia, Gretchen (Paraná - Brasil, 1976)
################


Aruanda (Paraíba -Brasil, 1960)

Os quilombos marcaram época na história econômica do nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, às vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho DÁgua da Serra do Talhado, em Santa do Sabugi, Paraíba, surgiu em meados do século passado, quando o ex-escravo e madeireiro Zé Bento, partiu com a família, à procura da terra de ninguém. Com o tempo, Talhado transformou-se num quilombo pacífico, isolado das instituições do país, perdido nas lombadas do Chapadão Nordestino, com uma pequena população presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva, vendida na feira ao pé da serra.


Atlântico Negro - Na Rota dos Orixás (Brasília DF - Brasil, 1998)
################


Cajueiro, Um Quilombo na Era Espacial (Rio de Janeiro - Brasil, 1987)
################


Deus e o Diabo Na Terra do Sol (Rio de Janeiro - Brasil, 1963)

Os camponeses Manoel e Rosa viviam no sertão, trabalhando com as próprias mãos. Por causa de um desentendimento com o dono da terra, provocado pela divisão das cabeças de gado, Manoel mata o patrão e tem de fugir. Com a esposa, vai refugiar-se junto ao negro Sebastião, líder messiânico que lidera uma comunidade de deserdados no Monte Santo. Apesar da oposição de Rosa, Manoel torna-se fiel seguidor de Sebastião, cumprindo todas as penitências por ele impostas. A rebeldia de Rosa é considerada coisa do Diabo, para purificá-la é necessário o sacrifício de uma criança inocente. Durante a cerimônia, Rosa consegue assassinar Sebastião, libertando Manoel. Isto coincide com a ofensiva armada contra o Monte Santo, liderada por Antônio das Mortes, matador profissional contratado pelos fazendeiros prejudicados pelos saques dos fanáticos às suas fazendas. Manoel e Rosa vagueiam pelo sertão até encontrarem os cangaceiros do bando de Corisco, foragidos depois do assassinato do chefe de Lampião. Unem-se ao grupo, até que este é igualmente arrasado por Antônio das Mortes. Manoel e Rosa escapam, só lhes restando agora enfrentar o próprio destino.


Fala Mangueira (Rio de Janeiro-Brasil, 1982)

A influêcia que o carnaval exerce sobre o cotidiano da comunidade mangueirense, que engloba o morro e a escola de samba. Através das músicas e depoimentos, este documentário-show conta a história de mais de um século de existência da favela e mais de meio século da escola de samba ressaltando sua importância comunitária e cultural.


Fênix (Rio de Janeiro - Brasil, 1980)

Homenagem aos velhos e novos guerreiros que povoaram a cena política e cultural brasileira entre o movimento militar de 1964 e a decretação do Ato Institucional n.º 5, em fins de 1968. Narrado pelos próprios personagens, em formato de cine-almanaque, o filme desfia imagens e sons do tropicalismo, do cinema novo, dos festivais da canção, do movimento estudantil e da vanguarda artística do período. Realizado nos primeiros meses de 1980, o filme alude ao movimento que como Fênix, fazia renascer das cinzas a rebeldia contestatória, a criação e o germe da mudança.


Fronteiras de Sangue (Moçambique/Brasil, 1987)

Investiga a problemática política da África Austral. Região Sul do continente africano minada pelo sistema de apartheid, praticado na África do Sul. Busca denunciar a política de desestabilização que o sistema de apartheid promove contra os estados independentes da zona, exportando as suas contradições internas e internacionalizando o conflito. Dá ênfase essencial ao impacto dessa ação destruidora, sobre os processos de reconstrução nacional que se desenvolve em Moçambique, Angola, Zimbabwe, Zâmbia, Tanzânia e Botswana. Procurando as causas próximas e remotas dessa situação, traça a cronologia política da história regional nos últimos 26 anos, acompanhando a movimentação de suas forças políticas desde o desencadear das lutas de libertação nas ex-colônias portuguesa, nos anos sessenta, até os dias sombrios da morte do Presidente Samora Machel em 1986. Como reportagem documental, o filme lança mão de uma vasta pesquisa de arquivo de imagens e sons que reconstituem os principais episódios deste calendário.


João Cândido, o Almirante Negro (Rio de Janeiro-Brasil, 1987)

Um grupo de teatro de periferia encena a revolta dos marinheiros da Armada, em 1910, contra o uso da chibata nos navios brasileiros, e as conseqüências sobre o líder do movimento, o marinheiro João Cândido.


Minoria Absoluta (São Paulo-Brasil, 1995)


Próxima página Última página

Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública