Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 32 registros.
Mostrando de 1 a 10.

Belmonte (São Paulo-Brasil, 1981)
################


Cabra Marcado Para Morrer (Rio de Janeiro - Brasil, 1964)

História de um filme interrompido e dos que participaram dele como atores. O filme era uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Interrompido em 64 e recomeçado 17 anos depois, o novo filme recolheu os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens. A história das Ligas Camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que conta sua odisséia pessoal nesses 20 anos, assim como a de seus filhos, separados dela desde dezembro de 1964.


Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (Rio de Janeiro - Brasil, 1995)

Espanha, 1975. A menina Carlota Joaquina, de apenas 10 anos, cumpre as etapas de um teste formal para sua aceitação na corte portuguesa como consorte do infante D. João. Aprovada com louvor pelo representante dos Braganças, a pequena descendente da Casa dos Bourbon parte para Portugal, trocando a alegria flamenca pela tristeza soturna da corte de Lisboa, onde seu futuro marido era conhecido pelo temperamento pacato e lerdo. Prtugal, 1808. A corte está sob o cerco do exército francês de Napoleão e pressionada pelo espírito expancionista da coroa inglesa. Após dilapidar o tesouro de Portugal e em barcar5 15 mil pessoas em algumas caravelas, D. João atravessa o oceano rumo ao Brasil. Soterrada pela diversidade racial que grassa sem preconceitos ao sul do Equador, a família real custa a imprimir o código da monarquia européia em seus novos súditos. É nesse ambiente que se formam os herdeiros da dinastia Bragança. D. João ganha ares de monarca; Dª Carlota, apesar de suas restrições aos negros, vive um tórrido romance com um jovem negro. Anos mais tarde, quando D. João retorna a Portugal, carregando o dobro de bens que havia trazido, Dª Carlota - não se sabe pelos se pelos misquitos que lhe devoraram a alma ou pelo calor tropical - joga fora os sapatos para não levar nenhum grão da tão odiada terra. "Desta erra não quero nem o pó".


Cartas da Mãe (São Paulo - Brasil, 2003)

Uma crônica sobre o Brasil nos últimos 30 anos contada através das cartas que o cartunista Henfil (1944/1988) escreveu para sua mãe, Dona Maria. Estas cartas publicadas em livros e jornais, são lidas pelo ator e diretor Antônio Abujamra, enquanto desfilam imagens do Brasil comtemporâneo. Política, cultura, amigos e amor são algunso dos temas que ela s evocam, criando um diálogo entre o passado recente do Brasil e nossa situação atual. Artistas, políticos e amigos de Henfil, entre eles o Presidente Lula. Falam sobre a trajetória do cartunista, dos anos da ditadura militar até sua morte. Animações inéditas dos cartuns complementam o documentário.


Céu Aberto (São Paulo-Brasil, 1985)

Enfoca o mais rico e emocionante momento da História Brasileira: a transição para a democracia, a campanha das Diretas Já ,a eleição de Tancredo Neves e sua doença, até sua morte. A história de um homem que articulou o mais amplo espectro de forças para seu projeto de transição e que superou o regime militar de forma pacífica. A história dos movimentos populares que deram força a este projeto tão singular e que emocionou o povo brasileiro. Registra os momentos de esperança e angústia vividos. Acompanha os passos dos políticos e a tragédia do presidente eleito, hospitalizado um dia antes da posse, morrendo sem ocupar o cargo para que fora eleito. A grandeza dos cortejos em São Paulo, Brasília, a emoção e a tragédia de Belo Horizonte, o enterro na presença dos mais expressivos políticos brasileiros. Políticos discutem a situação do país e seus próprios papéis. Multidões na rua tomam para si as idéias e propostas de Tancredo Neves. O filme se detém nas dificuldades da política de Tancredo Neves e sua campanha. Discute de forma pormenorizada, a história do golpe armado contra a ascenção da oposição ao poder: o golpe que não se deu. É um registro e uma reflexão destes momentos de tensão, medo e esperança vividos por todo o povo brasileiro.


Coronel Delmiro Golveia (Rio de Janeiro/São Paulo - Brasil , 1978)

Em fins do século passado, no Recife, Delmiro Golveia, rico comerciante e exportador, sofre perseguições políticas por suas idéias. Falido e perseguido pela polícia do Estado, Delmiro Golveia refugia-se no sertão, sob a proteção do coronel Ulisses, levando consigo uma enteada do governador. No sertão, Delmiro reinicia suas atividade de exportador de couros e monta uma fábrica de linhas de costura, aproveitando a energia elétrica de uma usina que constrói na cachoeira de Paulo Afonso. A Grande Guerra de 1914, impedindo a chegada dos produtos ingleses à América do Sul, garante a Delmiro a conquista do mercado. Os ingleses da Machine Cottons, ex-senhores absolutos do mercado, enviam emissários para negociar. Delmiro nega-se a vender a fábrica ou associar-se. É assassinado em outubro de 1917. Anos mais tarde, em 1929, a fábrica é adquirida pelos ingleses, desmontada e suas peças lançadas nas corredeiras de Paulo Afonso.


De Pernambuco Falando Para o Mundo (Rio de Janeiro - Brasil, 1982)

Na época das eleições de 1982, a retomada do movimento sindical rural pernambucano, interrompido pelo movimento de 1964. Com uma retrospectiva do do golpe através de fotos e depoimentos dos líderes pernambucanos Gregório Bezerra - a quem o filme é dedicado - Francisco Julião e Miguel Arrais.


Do Brasil Para o Mundo (Rio de Janeiro - Brasil, 1967)

Documentário sobre a viagem ao redor do mundo do presidente eleito do Brasil, Marechal Arthur da Costa e Silva. Aspectos tomados durante os 45 dias da visita a Portugal, Alemanha, França, Bélgica, Itália, Tailândia, Bankok, Japão e EUA. Um prólogo descreve o trabalho da companhia produtora em divulgar no exterior, através de curtas-metragens, a situação econômica e social do país.


Eh, Pagu, Eh! (São Paulo-Brasil, 1982)
################


Encontro Com Prestes (Rio de Janeiro - Brasil, 1987)

Registra o pronunciamento do líder comunista Luís Carlos Prestes nas comemorações do 1º de Maio de 1987 promovidas em São Paulo pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), na Praça da Sé e em São Bernardo do Campo.


Próxima página Última página

Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública