Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 22 registros.
Mostrando de 1 a 10.

A Canga (Paraíba -Brasil, 2001)

Num descampado, no meio de uma lavoura seca, o velho Ascenço Teixeira obriga os filhos a colocar nos ombros uma canga de boi. A esposa e a nora também são obrigadas a ajudar no trabalho. O velho, fora de si, perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado.


A Luta do Povo (São Paulo - Brasil, 1980)

Sobre o movimento operário em São Paulo, entre 1978 e 1980. O 1º de maio de 1979. O enterro do operário Santo Dias da Silva. O encontro promovido pela APS onde duas mil pessoas discutiram a questão da saúde.


Baile Perfumado (Pernambuco - Brasil, 1996)

Cinebiografia do jovem mascate e fotógrafo libanês, Benjamin Abrahão, figura alegre, desinibida e cheia de lábia, homem de confiança e de "marketing" do Padre Cícero Romão Batista até o dia da morte do religioso, quando resolve partir de Juazeiro em busca de recursos para realizar seu velho sonho: filmar Lampião e seu bando. Para tanto, recorre a pessoas influentes, especialmente um coronel amigo do cangaceiro. Passa a fazer retratos das pessoas certas para conseguir as informações que o levam a Lampião. Começa a rodar seu filme e vai apresentando pouco a pouco as características do bando, que, às vezes, dança ao redor de uma rabeca, embriagado de uísque e banhado em loção francesa, ao som da canção Baile perfumado nas matas do sertão. Com tato, é revelado um Lampião vaidoso, bem-humorado e violento, porém menos mítico do que comumente é retratado.Terminadas as filmagens, Abrahão não consegue exibir o filme, proibido pelo governo de Getúlio Vargas, e se vê pressionado por credores até o dia em que é barbaramente assassinado. Baile Perfumado utiliza trechos do filme realizado por Abrahão com Lampião e seus cangaceiros na década de 30.


Bicho de 7 Cabeças - Baseado no Livro Canto dos Malditos de Austregésilo Carrano (São Paulo - Brassil, 2000)
################


Burro-Sem-Rabo (Rio de Janeiro - Brasil, 1996/97)

Burro-sem-rabo, é o nome que se dá, no Rio de Janeiro, a quem vive de catar, no meio do lixo urbano, materiais que possam ser vendidos para as indústrias de reciclagem. É acompanhando o cotidiano de cinco catadores de lixo urbano, os chamados burros-sem-rabo, que entramos nesse universo tão próximo mas desconhecido, onde muitas estórias são contadas entre poeira e tráfego intenso.


Carandiru - Adaptação do livro Estação Carandiru de Dráuzio Varella (Argentina/Brasil, 2003)
################


Cidade de Deus - Inspirado no livro Homônimo de Paulo Lins (Rio de Janeiro - Brasil, 2002)

Buscapé é um jovem pobre e muito sensível, vive na Cidade de Deus, favela carioca, um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba salvo de seu destino por causa do seu talento para a fotografia, onde analiza através de sua câmera, o cotidiano violento de sua favela. O filme se passa em um único cenário: conjunto habitacional Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro. A história é dividida em três partes:
A primeira parte é situada no fim dos anos 60, mostra os primeiros anos de existência desse conjunto habitacional, para onde se mudam duas crianças: Buscapé e Dadinho. O primeiro tem 11 anos e seu irmão, Marreco, forma com os amigos Cabeleira e Alicate um grupo de bandidos conhecido como Trio Ternura, cuja especialidade é assaltar caminhões de gás que fazem entrega no local. Dadinho acompanha o grupo e sonha ser como eles. Buscapé, não gosta de ter um irmão bandido: "E a maior furada, sempre acaba sobrando pra gente". Quer um futuro diferente pra sua vida.
A segunda parte se passa nos anos 70. Buscapé continua seus estudos e arruma um emprego num supermercado. Ainda assim, vive na tênue linha que divide a vida "de otário" e a vida no crime. Enquanto isso, Dadinho torna-se um pequeno líder de gangue com grandes ambições. Quer se tornar traficante. Acredita que "o negócio de Assalto tá por fora", em um dia toma quase todas as bocas de fumo de Cidade de Deus, começa a vender cocaína, e em pouco tempo, torna-se o bandido mais perigoso e temido do local. Recebe agora o apelido de Zé Pequeno, e expande seu negócios. "Se o tráfico fosse legal, Zé Pequeno seria o homem do ano", diz o personagem de Buscapé, que também é o narrador do filme.
A terceira parte, situada no cameço dos anos 80, mostra como Zé Pequeno se transforma em um dos traficantes mais poderosos do Rio de Janeiro, protegido por um exército armado de crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos. Até que ele cruza o caminho de um trocador de ônibus conhecido como Mané Galinha. Depois de ver sua mulher ser estuprada, Mané Galinha decide se vingar de Zé Pequeno associando-se a outro traficante local, Sandro Cenoura. Estoura a guerra na Cidade de Deus. Nesse meio tempo, Buscapé que sempre sonhou ser fotógrafo, consegue sua primeira máquina profissional. Registrar essa guerra será a grande chance de sua vida.


Como Nascem os Anjos (Rio de Janeiro - Brasil, 1996)

Favela do Morro Santa Marta, zona sul do Rio de Janeiro. Maguila, elemento bronco e submisso, mata sem querer o chefe do tráfico do morro, Camarão, e se vê obrigado a fugir, levando junto sua "mulher" Branquinha, uma menina de 13 anos. Durante a fuga, na descida do morro, os dois são flagrados pelos "soldados" do tráfico, que partem em seu encalço. Branquinha encontra Japa, fiel amigo, que está a caminho a escola. Em meio à confusão, o menino tenta convencê-la a não seguir o companheiro. Mas a perseguição dos traficantes não lhes deixa escolha e os três acabam seqüestrando o carro de uma mulher que leva os filhos para o colégio. Nervoso, à certa altura Maguila pede para descer do carro, para urinar. Sem ter para onde ir, as crianças seguem-no, quando, inesperadamente, se deparam com a porta da garagem de uma casa se abrindo. No interior, encontram com William, cidadão americano residente no Brasil, preparando-se para sair de carro. Maguila pede-lhe para ir ao banheiro: não quer urinar na rua "como um cachorro". O americano reluta em atender seu desejo. Maguila, Branquinha e Japa passam a viver, ao lado de William, sua filha Ulie e a empregada Conceição, uma aventura imprevisível. Os personagens tornam-se reféns de uma situação estranha, em que nenhum deles sabe como se conduzir. As diferenças culturais se evidenciam e as emoções se chocam, se confundem e se transformam.


Dia de Visita (São Paulo - Brasil, 1989)

Documentário sobre o afeto; um dia de visita em locais de confinamento humano: Funabem, Presídios, Juqueri, Casa dos Artistas, entre outros. São abordadas pessoas de três faixas etárias e quatro situações específicas.


Em Nome da Razão (Minas Gerais-Brasil, 1979)

Filmado no Manicômio de Barbacena, Minas Gerais, revelando todos os ambientes do hospital: pavilhões de velhos, aleijados, crianças, homens e mulheres. As seqüências se interligam pela imagem de um longo e escuro corredor do hospício enquanto uma interna canta sua música. A narração propõe uma reflexão sobre a função social do manicômio: para que e a quem servem os hospitais psiquiátricos, quem são as pessoas enviadas para lá, e qual o processo de cura e recuperação a que são submetidos.


Próxima página Última página

Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública