Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 22 registros.
Mostrando de 1 a 10.

Ação Entre Amigos (Baseado em História Original de Marçal Aquino) (São Paulo - Brasil, 1998)
################


Aleluia, Gretchen (Paraná - Brasil, 1976)
################


Alma Corsária (São Paulo Brasil, 1993)

Alma Corsária é a história da amizade entre dois poetas. O filme não se preocupa propriamente com a poesia, mas com os motivos que levam os dois amigos a escreverem um livro a quatro mãos Sentimento Ocidental. Abrangendo o final dos anos 50 até o início dos anos 80, reflete as mudanças sociais e políticas do país, através da formação cultural, das experiências pessoais e das musas que inspiraram Rivaldo Torres e Teodoro Xavier.


Pesquisa em Andamento.


Anjos do Arrabalde - As Professoras (São Paulo - Brasil, 1986)

Anjos do Arrabalde é um drama realista que focaliza a vida de professoras de uma escola pública em um bairro periférico de São Paulo, e o esforço de quatro mulheres que tentam extrair sentido e dignidade de suas existências em um meio hostil. Dália, Rosa e Carmo foram colegas na Escola Normal e lecionam no mesmo grupo escolar do Estado, na periferia da cidade. Aninha é o personagem que, de certo modo, conduz a história. Vivendo uma sofrida relação com o operário João, ela é violentada por um garotão do bairro, sendo levada à delegacia, onde conhece Henrique, advogado, marido de Carmo. O bairro onde se movimentam todos é daqueles onde a classe média começa a se instalar, empurrando gradativamente as classes sociais mais baixas para regiões ainda mais distantes.


Bicho de 7 Cabeças - Baseado no Livro Canto dos Malditos de Austregésilo Carrano (São Paulo - Brassil, 2000)
################


Carandiru - Adaptação do livro Estação Carandiru de Dráuzio Varella (Argentina/Brasil, 2003)
################


Cidade de Deus - Inspirado no livro Homônimo de Paulo Lins (Rio de Janeiro - Brasil, 2002)

Buscapé é um jovem pobre e muito sensível, vive na Cidade de Deus, favela carioca, um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba salvo de seu destino por causa do seu talento para a fotografia, onde analiza através de sua câmera, o cotidiano violento de sua favela. O filme se passa em um único cenário: conjunto habitacional Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro. A história é dividida em três partes:
A primeira parte é situada no fim dos anos 60, mostra os primeiros anos de existência desse conjunto habitacional, para onde se mudam duas crianças: Buscapé e Dadinho. O primeiro tem 11 anos e seu irmão, Marreco, forma com os amigos Cabeleira e Alicate um grupo de bandidos conhecido como Trio Ternura, cuja especialidade é assaltar caminhões de gás que fazem entrega no local. Dadinho acompanha o grupo e sonha ser como eles. Buscapé, não gosta de ter um irmão bandido: "E a maior furada, sempre acaba sobrando pra gente". Quer um futuro diferente pra sua vida.
A segunda parte se passa nos anos 70. Buscapé continua seus estudos e arruma um emprego num supermercado. Ainda assim, vive na tênue linha que divide a vida "de otário" e a vida no crime. Enquanto isso, Dadinho torna-se um pequeno líder de gangue com grandes ambições. Quer se tornar traficante. Acredita que "o negócio de Assalto tá por fora", em um dia toma quase todas as bocas de fumo de Cidade de Deus, começa a vender cocaína, e em pouco tempo, torna-se o bandido mais perigoso e temido do local. Recebe agora o apelido de Zé Pequeno, e expande seu negócios. "Se o tráfico fosse legal, Zé Pequeno seria o homem do ano", diz o personagem de Buscapé, que também é o narrador do filme.
A terceira parte, situada no cameço dos anos 80, mostra como Zé Pequeno se transforma em um dos traficantes mais poderosos do Rio de Janeiro, protegido por um exército armado de crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos. Até que ele cruza o caminho de um trocador de ônibus conhecido como Mané Galinha. Depois de ver sua mulher ser estuprada, Mané Galinha decide se vingar de Zé Pequeno associando-se a outro traficante local, Sandro Cenoura. Estoura a guerra na Cidade de Deus. Nesse meio tempo, Buscapé que sempre sonhou ser fotógrafo, consegue sua primeira máquina profissional. Registrar essa guerra será a grande chance de sua vida.


Dois Córregos - Verdades Submersas no Tempo (São Paulo - Brasil, 1999)

São Paulo, 1997. Ana Paula, 45 anos, viaja ao interior a fim de recuperar a casa de campo herdada dos pais, que está ocupada por grileiros. Constrangida pela indiferença de seu advogado e da rispidez da polícia, recorda a última vez que esteve na casa. Em 1969, aos 17 anos, Ana Paula leva a amiga de escola Lydia, uma exímia pianista e filha de um militar graduado, para conhecer a casa. Passam alguns dias em companhaia de Tereza, empregada e pajem da irmã de criação de Ana Paula, e de seu tio Hermes, que mora no sul do país e que ela não conhecia. Perseguido e exilado devido ao seu envolvimento com a luta armada, Hermes está escondido da polícia e tenta regularizar sua volta ao Brasil. A convivência com o clandestino Hermes transforma a temporada em uma espécie de rito de passagem para as duas amigas adolescentes, que aos poucos vão conhecendo o que se passava naquele momento da vida do país. Um incidente com o namorado de Tereza, o sargento Percival, encerra abruptamente a temporada no local, culminando com o desaparecimento de Hermes. De volta ao presente, Ana Paula consegue esclarecer o mistério a respeito do desaparecimento do homem que amou em segredo durante a adolescência.


Guerra de Canudos (Rio de Janeiro - Brasil, 1997)

Sertão da Bahia. Fim do século passado. Como ocorre a cada ano, a família de Zé Lucena enfrenta a seca e a carência de recursos. Em um Brasil que acaba de por fim a monarquia, a injustiça social e a prepotência política adquirem agora a face republicana, tão cruel como a do regime anterior. Sem poder pagar os novos impostos da República, Lucena vê-se destituído de seu parco rebanho, e fica na mais absoluta miséria. É quando passam por seu caminho o místico Antônio Conselheiro e seus seguidores. Lucena vê no Conselheiro a possibilidade de uma nova vida e resolve acompanhar o beato, levando inclusive a família. Luíza, a filha mais velha se assusta com o beato e decide fugir. Na cidade, sem qualquer alternativa de sobrevivência, prostitui-se. Até encontrar o soldado Arimatéia, que se apaixona por ela e os dois se casam. Os pais e os irmãos se estabelecem com Conselheiro e seus seguidores em Canudos, onde se levanta uma cidade, em que a fé e os alimentos são partilhados. O beato se insurge contra a República, passando a ser visto como uma ameaça ao Estado. A partir daí, a vida da família se confunde com a própria História do país. O Governo envia quatro expedições, para derrotar Conselheiro e seus adeptos, atingindo sua meta a 5 de outubro de 1897. No último combate, resistem apenas um velho, dois homens (entre os quais Zé Lucena) e uma criança, contra 5 mil soldados. Canudos não se rendeu; foi arrasada. Posteriormente gerou uma mini-série homônima de 4 capítulos, exibida pela TV Globo.


Lavoura Arcáica - Baseado no romance homônimo de Raduan Nassar (Rio de Janeiro - Brasil, 2001)

É uma versão ao avesso da parábola do Filho Pródigo. André é um filho desgarrado. Pedro, irmão mais velho, recebe da mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Nas lembranças de André, conhecemos as causas de sua fuga: a severa lei paterna, o sufocamento da ternura materna e um desejo incestuoso pela irmã. Ao contrário dos sermões do pai, André afirma a vida, o sexo e a liberdade.


Próxima página Última página

Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública