Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 3 registros.
Mostrando de 1 a 3.

O Assalto ao Trem Pagador - Inspirado no famoso assalto ao trem pagador da Central do Brasil, ocorrido em junho de 1960, perto de Japeri, interior fluminense (Rio de Janeiro-Brasil, 1962)
################


O Bandido da Luz Vermelha - Inspirado nas Proezas do Marginal João Acácio Pereira da Costa (São Paulo - Brasil, 1968)

Inspirado na morte do operário Jucenil Navarro de Souza que, desempregado, vendia sangue para comprar comida para a família, o filme denuncia o comércio de sangue nos países do Terceiro Mundo, Jucenil sai da casa de saúde, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro e , enfraquecido, morre ao entrar no supermercado. sua mulher narra a tragédia. Seguem-se depoimentos de pessoas envolvidas com a rota do tráfico de sangue e dos que lutam contra essa prática. O filme percorre a rota do tráfico que ocorre em países como o Haiti, Argentina e Nicarágua registrando o fato de que o sangue tirado dos países subdesenvolvidos serve de matéria-prima para os laboratórios farmacêuticos multinacionais.paulista, coloca em pavorosa a população de São Paulo. Desafiando a polícia ao cometer vários crimes, torna-se famoso pela peculiar técnica que emprega. Traz uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. A imprensa e a opinião pública exaltam sua coragem, celebrizando-o como o Bandido da Luz Vermelha. A polícia não consegue neutralizar tal ameaça sociqal. Ao ir à Santos, Jorge conhece Janete Jane, famosa na Boca do Lixo, e se apaixona. Sua amada acaba entregando-o à polícia, provocando seu suicídio.


O Homem da Capa Preta (Rio de Janeiro - Brasil, 1986)

Cinebiografia do polêmico e reacionário político, ex-deputado federal da Baixada Fluminense dos anos 50 e 60, Tenório Cavalcanti. “Eu não tenho medo da morte, eu não tenho medo de viver”. “Não sou fascista, não sou comunista, não sou covarde. Sou Tenório, sou macho”, dizia. No Brasil dos anos 50, um político rompia todo o sistema, quebrava todas as convenções e se impunha como um mito nacional: violento, ambicioso, popular e carismático. Tenório Cavalcanti. Famoso por sua capa preta e armado com uma metralhadora, apelidada de “Lourdinha”, da qual se fazia acompanhar por onde passava, desafiava a corrupção e os poderosos que dominavam o município fluminense de Duque de Caxias e fazia crescer no povo simples, a aura mitológica de sua figura. O filme resgata o panorama político do Rio de Janeiro e a história de um dos personagens mais instigantes da política brasileira. Tenório expandiu por todo o Brasil a sua fama de defensor e justiceiro, tornou-se uma figura quase lendária.



Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública