Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 45 registros.
Mostrando de 1 a 10.

A Canga (Paraíba -Brasil, 2001)

Num descampado, no meio de uma lavoura seca, o velho Ascenço Teixeira obriga os filhos a colocar nos ombros uma canga de boi. A esposa e a nora também são obrigadas a ajudar no trabalho. O velho, fora de si, perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado.


A Cor do Seu Destino (Rio de Janeiro-Brasil, 1986)

Paulo é um adolescente próximo a completar sua maioridade. Vive a vida com muita energia: estuda, namora Helena, tem sua turma de amigos, curte o rock e a praia. Mas é para a pintura e o desenho que mais canaliza sua vitalidade. Ele não pode ver uma superfície branca que começa a rabiscar imagens e formas nas mais diversas cores. Suas pinturas falam de seus sentimentos, desejos, ansiedades, e também de sua história. Nascido no Chile, filho de mãe brasileira, Laura e pai chileno, Victor, Paulo veio para o Brasil aos 6 anos de idade, após a morte do irmão mais velho, num incidente político no Chile. Após 12 anos no Brasil, seu passado, temporariamente esquecido, vem à tona ao saber que sua prima Patrícia, uma jovem de sua idade da qual não se lembra, fora presa numa manifestação de rua contra o regime chileno. Subitamente, se vê envolvido pelas notícias que que vêm do país que deixara para trás há tantos anos, um Chile conturbado onde as pessoas convivem com a violência e o terror. Revive intensamente em sonhos e visões, o último ano que vivera naquela terra tão distante, da qual só distingue cordilheiras e a neve, e uma casa, e a tragédia que o fez sair de lá. Cresce de forma sufocante as lembranças do irmão, cujo retrato desenha de várias formas, na tentativa de recuperá-lo, de torná-lo presente. Paulo descobre também que sua namorada Helena mantém um relacionamento com Marcos, professor de sua escola, o que o deixa ainda mais confuso. A chegada de Patrícia ao Brasil após ser libertada, para passar uns meses com os tios, enquanto a situação no Chile se esfria - na tentativa de Paulo de juntar em sua cabeça esses dois mundos tão díspares. Apesar de diferentes, os primos se entendem imediatamente e juntos planejam retornar ao Chile. Ele quer descobrir afinal, quem ele é, quais são suas raízes. Quer crescer e sente que para isso precisa se livrar de seus fantasmas e aceitar as perdas impostas pela vida. Seu plano é frustrado por seus pais, que se recusam a dar-lhe as passagens, preocupados com as conseqüências de sua volta. Paulo se sente só. Nem mesmo as pinturas lhe trazem conforto. Num momento de abandono, chega a destruí-las, tentando apagar as imagens do seu passado e do seu presente. Mas é justamente através do uso das cores, sua verdadeira linguagem e única arma que Paulo, num ato de coragem e desespero, conseguirá expressar todo o sentimento de revolta, podendo, mais livre, iniciar uma nova etapa em sua vida. A partir de então, seus fantasmas já não são mais fantasmas; são lembranças. Finalmente, ele sente que já pode seguir em frente.


A Hora da Estrela - Baseado na obra homônima de Clarice Lispector (São Paulo/Rio de Janeiro - Brasil, 1985)
################


A Hora e a Vez de Augusto Matraga - Baseado no romance homônimo de João Guimarães Rosa (São Paulo - Brasil, 1965)

Augusto Matraga é um fazendeiro violento. Atraiçoado pela esposa e emboscado por seus inimigos, acaba massacrado a pauladas e dado como morto. Salvo por um casal de negros amigos, enfrenta longo período de incapacidade física. Por influência do casal, Matraga volta-se para uma religiosidade há muito esquecida, convencendo-se que está pagando os erros cometidos. Começa assim uma longa penitência. Com o tempo suas forças voltam, mas ele só se apercebe disso quando conhece seu joãozinho Bem-Bem, famoso chefe de jagunços, que reconhece nele o homem violento. Matraga começa então a oscilar entre seu temperamento agressivo e o desejo de vingança. Nesse conflito vive até o instante em que surge sua hora e vez de lutar, brigar e expandir sua violência em nome de se sua fé e de sua valentia.


A Queda (Rio de Janeiro-Brasil, 1978)

José, operário do metrô carioca, cai do andaime. Os colegas levam-no para o hospital. No caminho, Mário seu melhor amigo, rememora os tempos em que serviram ao exército, no sertão baiano, há quinze anos. José morre e, como não era registrado na obra, a empresa, envolvida numa vantajosa concorrência pública, evita a divulgação da notícia para não ver denunciadas as más condições de trabalho de seus operários. Mário vai procurar Lindalva, a viúva de José, e aconselha-a a não receber o cheque de dez mil cruzeiros nem assinar o documento que isenta a empresa da responsabilidade pela morte de seu marido. A empresa suborna com um apartamento o empreiteiro Salatiel, sogro de Mário, para que este desista de defender os interesses de Lindalva. Mário luta até ver seus últimos aliados, um jovem jornalista e o próprio advogado da viúva, serem subornados. Perde o emprego e o apoio da família, briga com Laura, sua mulher, e foge de casa, indo refugiar-se na construção do sogro. A esposa, compreendendo e aderindo ao ponto de vista do marido, vai encontrá-lo e dar-lhe força para não desistir de seu ideal de justiça.


Araguaya - a Conspiração do Silêncio (Brasília DF - Brasil, 2003)

O exército brasileiro no auge da ideologia da segurança nacional, um partido de esquerda dissidente, militantes aguerridos (a maioria deles ainda jovem e inexperientes), inocentes camponeses e uma região onde a ambição e a miséria disputavam lugar palmo a palmo. Esse é o cenário de Conspiração do Silêncio, longa-metragem de ficção baseado em extensa pesquisa empreendida pelo realizador e roteirista Ronaldo Duque sobre a Guerrilha do Araguaia, um dos episódios mais importantes de nossa história contemporânea. O filme é narrado a partir do personagem do Padre Chico, um religioso francês que chegou à região no início dos anos 60. A profunda identidade de Padre Chico com as pessoas da região associada ao seu sentimento religioso e dúvidas existenciais permitem abordar esse momento histórico com grande liberdade, evitando o risco de produzir uma "versão oficial".


Avaeté, Semente da Vingança (Rio de Janeiro - Brasil, 1985)

Encenação de uma ocorrência verídica: o extermínio de uma tribo indígena comandado pelo empresário de uma firma agropecuária na região centro-oeste do País; o apoio de um cozinheiro arrependido a um menor sobrevivente do massacre e o desejo de revanche deste, mesclando seus anseios de vingança ao choque cultural por que passa em sua adolescência e juventude, sobretudo quando chega à metrópole São Paulo.


Blá...Blá... Blá... (São Paulo Brasil, 1967/68)
################


Cabra-Cega (São Paulo - Brasil, 2004)
################


Central do Brasil (Rio de Janeiro - Brasil, 1996)

Dora Escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, de onde saem os trens para a periferia do Rio de Janeiro e outro estados do país. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido, um comovente panorama da população migrante, que tenta manter laços com os parentes e o passado. Uma das clientes de Dora é Ana, que deseja escrever uma carta para o marido distante, acompanhada do filho Josué de nove anos. O Menino sonha em encontrar o pai que nunca conheceu. Na estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o garoto e envolvendo-se com ele. Dora termina por levar Josué para o interior do Nordeste, à procura do pai. À medida que vão entrando pasí adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando. Começa então uma viagem fascinante pelo interior do Brasil, à procura do pai desaparecido. Também um a viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.


Próxima página Última página

Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública