Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 10 registros.
Mostrando de 1 a 10.

Avante Camaradas (Rio de Janeiro-Brasil, 1986)

Composta nos anos 20 por Antonino Espírito Santo, maestro da banda de Angical no sertão da Bahia, a música revolucionária "Avante Camaradas", uma homenagem à Coluna Prestes, acabou indo parar no hinário das Forças Armadas Brasileiras. Acompanha a trajetória da Coluna e mostra a expectativa dos cidadãos de Angical que aguardam a passagem do Cavaleiro da Esperança na sua cidade.


Césio 137, o Pesadelo de Goiânia (Brasília DF - Brasil, 1989)

Césio (latim Caesiu Azul) S.M. Elemento de número atômico 55, pertence aos metais alcalinos, sólidos, brilhante, prateado. (Símbolo - CS), Elemento estranho a natureza, produzido artificialmente duranre a fissão nuclear do Urânio. Tem meia-vida de 135 anos e emite radiações Alfa, Beta e Gama. Um dos isótopos radioativos liberados pelas usinas nucleares. Usado na Medicina Nuclear (bomba de césio) para tratamento radiológico de tumores. Nas ruínas de um hospital demolido, biscateiros encontram uma peça de metal inteiramente vedada. O estranho objeto é comprado por um negociante de sucata que consegue abrir um orifício no metal e retirar pequenas pedras. As pedrinhas emitem uma luz fascinante azul e são distribuídas entre amigos, em um bairro de Goiânia. Em pouco tempo a doença e a morte atingem a todos que entraram em contato com a luz maravilhosa, revelando um acidente nuclear de trágicas conseqüências.


Eh, Pagu, Eh! (São Paulo-Brasil, 1982)
################


Ilha das Flores (Rio Grande do Sul - Brasil, 1989)

Qual a produção mundial de tomates? Como se mede um segundo? Qual a verdadeira causa da queda do Império Romano? Quantas galinhas valem uma baleia? Quais eram as Capitanias Hereditárias? Como se fabricam perfumes? Quem foi Mem de Sá? Estas e muitas outras perguntas são respondidas neste filme, um ensaio dialético-cinematográfico sobre os habitantes do planeta Terra. Mostra o absurdo da situação entre seres humanos que, numa escala de prioridade, estão depois dos porcos. Mulheres e crianças num tempo determinado de cinco minutos, garantem na sobra dos porcos sua alimentação diária. Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. Ilha das Flores segue-o até o seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.


Jânio a 24 Quadros (São Paulo - Brasil, 1981)

Um filme que não pretende explicar a renúncia, mas efetuar um balanço político bem humorado de nossa história recente, da década de 50 aos dias de hoje, tendo como personagem o ex-presidente Jânio Quadros. Dentro dessa proposta, surgem outros elementos da vida política nacional, como Adhemar de Barros, a UNE, João Goulart, Juscelino Kubitschek, Figueiredo, Médici, Lula, guerrilheiros e até meditadores transcendentais. Um filme moderno onde, na realidade, o principal personagem é a nova geração que nada escolheu do que existe politicamente hoje.


João Cândido, o Almirante Negro (Rio de Janeiro-Brasil, 1987)

Um grupo de teatro de periferia encena a revolta dos marinheiros da Armada, em 1910, contra o uso da chibata nos navios brasileiros, e as conseqüências sobre o líder do movimento, o marinheiro João Cândido.


Que Bom Te Ver Viva (Rio de Janeiro - Brasil, 1989)
################


Tribunal Bertha Lutz (São Paulo-Brasil, 1982)

A primeira sessõa do Tribunal Bertha Lutz, realizada em 1982, em São Paulo, encenando o julgamento de uma causa movida por uma operária tecelã, contra a empresaem que trabalhou por vários anos, e não foi devidamente remunerada pelo fato de ser mulher. Participaram da sessão representantes sindicais, artistas, personalidaes, trabalhadoras do campo e da cidade. O Tribunal, cujo nome é uma homenagem à pioneira do feminismo no Brasil, foi criado para julgar todo o tipo de discriminação contra a mulher.

Obs: a parte do julgamento foi filmada a partir de encenação teatral, dirigida por Mário Masetti.


Um Cotidiano Perdido no Tempo (Brasília DF - Brasil, 1988)

No interior cearense, moram na cidade de Crateus, três irmãs idosas, Maria Marques (91 anos), as octogenárias Letícia (88 anos) e Gicélia (86 anos). A primeira, viúva com três filhos, onze netos, nove bisnetos e as outras solteironas. Vivendo sozinhas, as irmãs enfrentam os anos crepusculares de suas vidas, numa rotina de solidão e poucos afazeres. Com os filhos casados e morando noutras cidades, a casa limitou-se a convivência das três entre si. Sem costurar, sem forças suficientes para encarar uma atividade de labuta, as irmãs passaram a ser sustentadas pele contribuição financeira dos filhos. A cada dia elas se aproximam de um final inevitável, onde o pior não é a morte mas a solidão e a distância dos parentes. O que lhes resta é viver diariamente a mesm cena de ontem, que poderá ser repetida ou (interrompida) amanhã.


Zoonistia (Rio de Janeiro - Brasil, 1979)
################



Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública