Voltar para a página principal do Portal da FAP
 

 
Procurar filme na FAP

Procurar profissionais na FAP

Procurar na web

Powered by Google

 

 

FILMES

Resultados da busca:

Foram encontrados 92 registros.
Mostrando de 1 a 10.

A Dívida da Vida (Rio de Janeiro-Brasil, 1992)
################


A Herança das Idéias (São Paulo - Brasil, 1982)

Revisão da Revolução Constitucionalista de 1932, feito para exibição em TV no dia 9 de julho de 1982, data que marca o cinqüentenário da Revolução. Busca um entendimento histórico envolvente a partir da paixão que o movimento desperta naqueles que participaram dos acontecimentos. Além disso, o filme faz uma leitura histórica da revolução de 32, enfatizando a luta pela Constituição e, assim, contribuindo para o início da luta pela Constituinte brasileira.


A Luta do Povo (São Paulo - Brasil, 1980)

Sobre o movimento operário em São Paulo, entre 1978 e 1980. O 1º de maio de 1979. O enterro do operário Santo Dias da Silva. O encontro promovido pela APS onde duas mil pessoas discutiram a questão da saúde.


À Margem da Imagem (São Paulo-Brasil, 2001)

O documentário sobre os moradores de rua de São Paulo, que discute o roubo da imagem dos miseráveis e a estetização da miséria.


A Primeira Conclat (São Paulo-Brasil, 1981)
################


A Rocinha Tem Histórias (Rio de Janeiro-Brasil, 1985)

Uma visão realista do processo educacional adotado pelas escolas comunitárias, apresentando o exemplo da favela da Rocinha, Rio de Janeiro, onde crianças e educadoras se empenham na luta pela conquista e valorização do seu espaço cultural e social. Nessa perspectiva foram elaborados e editados os livros infantis Picole, picolé, água pura ninguém quer e Gata Vitória caiu na lixeira e acabou-se a história, que hoje representam um eficaz instrumento didático por estar intimamente ligado ao cotidiano dos 200 mil moradores da Rocinha. Em seus depoimentos, crianças, mães e educadoras expõem suas idéias sobre os problemas que ainda existem e conquistas já incorporadas ao universo da favela.


A Terra Queima - Baseado em poema de João Cabral de Mello Neto, Duas das Festas da Morte. (Rio de Janeiro-Brasil, 1984)

O Nordeste é uma questão nacional em muitos sentidos. Não foi o clima que produziu o Nordeste como problema, mas os senhores donos da terra, gente de carne e osso que vive no chão e não nas nuvens. Nenhuma fatalidade obrigou o Nordeste a trabalhar a cana-de-açucar, a plantar o algodão, a criar o gado, mas os mesmos senhores da terra. O Nodeste não inventou o trabalho escravo, nem a exploração do trabalho das mulheres e das crianças, nem os imensos latifúndios. Foram os senhores donos da terra que para cá vieram e cá ficaram. O fato de não chover não produz miséria, assim como o fato de chover não produz riqueza. São os homens concretos. Por isso milhões de nordestinos ficaram sem trabalhar; assim se produziu a migração. Antes que o sol queimasse as costas dos imigrantes, queimou-se o fogo da concentração da terra.


ABC da Greve (São Paulo - Brasil, 1979/1990)

"Um filme complexo, no qual a classe operária desempenha um papel novo, a partir de sua própria experiência. O avanço das forças produtivas, no ABC, deu condições para a concentração de uma grande massa, com o alto nível de consciência de classe. E isso se expressou nessa batalha que estamos vendo aí, pacífica, organizada e que pode ser de muita valia para todos os trabalhadores do Brasil, para que compreendam a necessidade de lutar por seus direitos, de se organizar e vencer a ilegalidade. Trata-se de estabelecer uma legalidade nova, que é a greve como forma de ação e reivindicação, já que as negociações, levadas até o fim, não correspondem às necessidades das massas avançadas". "Então fomos filmar no ABC as condições de vida da massa trabalhadora, onde mora, como é a sua saúde, suas relações familiares, seu cotidiano. E também suas condições de trabalho, ou seja, o problema ecológico verdadeiro, a situação real daqueles que lidam com produtos químicos, gases que engolem tudo, mastigam aquele ferro, engolem aquele fel". (Trechos extraídos da entrevista de Leon Hirszman a Fernando Moraes, Cláudio Kahns, Sérgio Gomes, Adrian Cooper e Uli Bruhn, em 3 de abril de 1979).


Ameríndia - Memória, Remorso e Compromisso no V Centenário (São Paulo - Brasil, 1990)
################


Aruanda (Paraíba -Brasil, 1960)

Os quilombos marcaram época na história econômica do nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, às vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho DÁgua da Serra do Talhado, em Santa do Sabugi, Paraíba, surgiu em meados do século passado, quando o ex-escravo e madeireiro Zé Bento, partiu com a família, à procura da terra de ninguém. Com o tempo, Talhado transformou-se num quilombo pacífico, isolado das instituições do país, perdido nas lombadas do Chapadão Nordestino, com uma pequena população presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva, vendida na feira ao pé da serra.


Próxima página Última página

Procurar por gênero
Ação
Animação
Animação/Documentário
Animação/Experimental
Aventura
Comédia
Comédia/Documental
Depoimento
Documentário
Documentário/Experimental
Documentario/Ficção
Documentário/Jornalístico
Documentário/Reportagem
Drama
Drama/policial
Fábula/Drama
Ficção
Ficção Científica
Ficção/Animação
Ficção/Comédia
Ficção/Drama
Histórico
Infantil
Policial
Romance
Suspense
Terror
 
Procurar por tema
A Educação e a Comunicação na Formação Cultural
A Justiça: As Leis e o Estado de Direito na Cidadania
A Migração e a Imigração - A Questão Político-Social e a Sobrevivência
A Natureza - A Ação do Homem e Seus Efeitos no Meio Ambiente
A Questão da Terra: Reforma Agrária, Invasões e Assentamentos
A Saúde: as Drogas e a Ciência - Leis e Responsabilidade Social
Arte
As Minorias e a Exclusão Social: o Idoso, o Índio, a Mulher, o Negro e os Portadores de Deficiências - Cinema Revela e Denuncia Trajetórias
Comportamento e Educação - Infância, Adolescência e Juventude: Visões e Versões da Sociedade e o Papel do Estado
Comportamento, Marginalidade e a Questão Psíquico-Social: Manicômio, Prisão e Prostituição
Economia, Trabalho, Sindicalismo e Luta de Classes na Hegemonia do Capital
Imprensa: Jornal, Rádio e Televisão - O Poder da Informação
Liberdade de Expressão: Religião e Intolerância
O Cinema, o Brasil e sua História: Colônia, Império e República - Que País é Este?
O Índio e sua saga: Da Colonização à Consciência Histórica da Cidadania
O Negro e a Escravidão: Suas Lutas e Conquistas
Peronalidades: Cinebiografia, Cultura, História e Memória
Política
Violência e Repressão: Contravenção, Delinqüência, Corrupção, Tráfico de Drogas e de Influências - As Leis e a Segurança na Ordem Pública