‘Desenvolvimento urbano no Brasil foi para o espaço’, diz Vicente Del Rio

evento-Karen-banner

Cleomar Almeida, coordenador de Publicações da FAP

Conhecido no Brasil pela grande maioria de profissionais e alunos de arquitetura e urbanismo das últimas duas décadas, Vicente Del Rio diz que, “nos últimos dois governos federais, o desenvolvimento urbano no Brasil, com a devida atenção e seriedade esperadas para abordar esse assunto no país, foi para o espaço”.


Confira o vídeo!

Em entrevista ao portal da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), sediada em Brasília, o arquiteto e urbanista afirma que a falta de qualidade de vida nas cidades tem relação com o “aumento da politicagem prejudicial ao desenvolvimento urbano e da falta de responsabilidade política perante os problemas dessa área”. Ele vive na Califórnia (EUA) e concedeu entrevista por telefone.

Na quinta-feira (15/7), a partir das 17 horas, ao lado de outras referências na arquitetura brasileira, Del Rio vai participar do debate online com o tema “O desenho da cidade que poderia ser”, que também terá como ponto de discussão o livro “Desenvolvimento Urbano Contemporâneo no Brasil” (LTC, 314 páginas), de sua autoria.

A discussão vai analisar o modernismo na arquitetura brasileira. A obra, publicada em 2013, tem abordagem que ajuda a compreender o presente e está à venda na internet.

Clique aqui e adquira já o seu livro! 

O assunto será discutido no novo evento online do ciclo de debates em pré-celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu de 13 a 17 de fevereiro de 1922 e segue como marco artístico-cultural brasileiro. O webinário será realizado pela Biblioteca Salomão Malina, mantida pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), ambas em Brasília.

“A questão da cidade sem qualidade de vida é um problema muito sério, disse Del Rio. “[No Brasil] falta continuidade administrativa. Um político faz uma coisa, e o próximo desfaz”, critica, ressaltando a necessidade de legislação urbanística, controle de desenvolvimento urbano e sistema político participativo mais forte.

Ao longo dos anos, e sobretudo na pandemia, o Brasil piorou em termos socioeconômicos, na avaliação do arquiteto e urbanista. “Isso tudo faz com que o controle urbano seja cada vez mais difícil. A qualidade de vida nas favelas e loteamentos ilegais e periféricos está cada vez pior”, analisa ele. “O país está muito pior em termos de qualidade de vida urbana”, ressaltou.

O livro “Desenho Urbano Contemporâneo no Brasil” discute o tema num período de superação do paradigma modernista e de abertura política, demonstrando os esforços por um urbanismo social e culturalmente engajado, assim como a busca por modelo de cidades mais justas e de melhor qualidade de vida para todos.


Confira os eventos já realizados – Pré-celebração Semana de Arte Moderna

Após situar o leitor no contexto histórico, social e político do desenho urbano contemporâneo no Brasil, o livro apresenta 12 estudos de caso apresentados por pesquisadores de renome que avaliam experiências em oito capitais brasileiras, agrupadas de modo a revelar as três principais tendências: modernismo tardio, revitalização e inclusão social.

De acordo com especialistas, o livro de Del Rio, além de documentar importantes experiências do desenho urbano contemporâneo no Brasil, provoca a reflexão acerca de diferentes contextos, como os anseios, as expectativas, as esperanças, os desejos de desenvolver o desenho urbano mais adequado para cada lugar.

Saiba mais sobre Vicente Del Rio

Arquiteto-urbanista (FAU/UFRJ, 1978), especializado em planejamento urbano e regional (UERJ, 1979), mestre em Desenho Urbano (Oxford Polytechnic, 1982) e doutor em Arquitetura e Urbanismo (USP, 1991).

Foi Sênior Fellow na Johns Hopkins University (1985) e no Center for Urban Design, University of Cincinnatti, onde fez pós-doutorado (1991-92). Lecionou na FAU-UFRJ de 1979 a 2001, onde foi professor titular e coordenador da pós-graduação em arquitetura.

Desde 2001 leciona no City and Regional Planning Department, California Polytechnic State University em San Luis Obispo (EUA), onde foi professor titular e agora é professor emérito. Também lecionou na Universidade Mackenzie em São Paulo e, desde 2005, é professor visitante da Universidade Lusófona de Lisboa onde coordena os workshops de verão em desenho urbano.

SERVIÇO

Ciclo de Debates sobre Centenário da Semana de Arte Moderna
9º evento online da série | Modernismocinemaliteratura e arquitetura.
Webinário: O desenho da cidade que poderia ser – Modernismo na arquitetura brasileira
Dia: 15/7/2021
Transmissão: a partir das 17h
Onde: Perfil da Biblioteca Salomão Malina no Facebook e no portal da FAP e redes sociais (Facebook e Youtube) da entidade
Realização: Biblioteca Salomão Malina e Fundação Astrojildo Pereira

Observação: Para solicitar participação diretamente do debate online, envie solicitação para o WhatsApp oficial da Biblioteca Salomão Malina – (61) 98401-5561. (Clique no número para abrir o WhatsApp Web).Leia também:

‘Mário de Andrade deu guinada na cultura brasileira’, diz escritora

Influenciado pelo Cinema Novo, filme relaciona conceito de antropofagia

Mesmo caindo aos pedaços, ‘quitinete é alternativa de moradia em Brasília’

‘Semana de Arte Moderna descontraiu linguagem literária’, diz escritora

‘Modernismo influenciou ethos brasileiro’, analisa Ciro Inácio Marcondes

Um dos marcos do Cinema Novo, filme Macunaíma se mantém como clássico

Filme premiado de Arnaldo Jabor retrata modernismo no cinema brasileiro

Privacy Preference Center